INCLUSÃO

Pedreiras recebe oficina de desenvolvimento de jogos eletrônicos

A iniciativa tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza no próximo dia 26, no município de Pedreiras, a primeira “Escola de Programação de Jogos”. Voltada para alunos do 8º ao 9º ano do Ensino fundamental da rede pública, a ação visa ensinar os estudantes a desenvolver jogos eletrônicos. A iniciativa tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes da Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das prioridades do secretário Bira do Pindaré.
O secretário adjunto, Jhonatan Almada, explica que o município é o primeiro a receber a ação, que é inspirada no “Rolezinho da Ciência”, um projeto de inclusão digital do Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher, realizado com êxito em Campinas/SP e idealizado pelo diretor do centro, Victor Mammana. Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, milhares de jovens já foram beneficiados.
Na oficina, os alunos vão ampliar o conhecimento sobre informática e suas possibilidades. As ferramentas usadas permitirão com que eles obtenham resultados rápidos usando a programação para o desenvolvimento de games. Neste primeiro momento, participam cerca de 40 alunos já selecionados pelo Centro de Capacitação Tecnológica (CCT) do município. “A partir desta ação piloto, esperamos realizar outras oito até o final deste ano”, revelou Almada.
A “Escola de Programação de Jogos” é resultado de uma parceria entre a Secti e a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGames). As aulas serão ministradas por jovens programadores da Associação, que têm como proposta incentivar projetos nesta área.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias