PREOCUPAÇÃO

Maré sizígia deve atingir mais de sete metros neste domingo

Moradores e donos de bares da Praia da Ponta d’Areia relatam o medo pelo fenômeno natural e lembram o estrago feito há pouco mais de um mês, quando as águas atingiram seis metros e oito centímetros

Sete metros e 10 centímetros. A medida equivale a um prédio de dois andares e é a altura a que deve chegar a maré na Ponta d ‘Areia amanhã dia 27 de setembro. A previsão é da Capitania dos Portos do Maranhão e será a maior ocorrência do período. O fenômeno é chamado Maré de Sizígia, que se manifesta por influência da lua, caracterizada por ondas de grande força, velocidade e altitude. Moradores do local relatam o medo pelo fenômeno natural e lembram o estrago feito há pouco mais de um mês, quando as águas atingiram seis metros e oito centímetros.
Este fenômeno é causado pelo alinhamento da Terra, sol e lua, favorecendo uma boa ação da gravidade, causando estes efeitos. É o que explica o meteorologista do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Márcio Elói. A meteorologia aponta os meses de setembro a novembro como os de maior ocorrência de rajadas fortes de ventos. “Pode ser um fator que agrava esse fenômeno”, diz.
Maré Sizígia
A Defesa Civil Estadual vem monitorando diariamente a área e orientando moradores e comerciantes. “Havendo a necessidade, vamos proceder a retirada de pessoas e tomar medidas de proteção do patrimônio”, reiterou o coordenador da Defesa Civil Estadual, Izac Matos. Ele ressalta ainda que o acompanhamento das marés é feito regularmente no sentido de prevenir ocorrências e alertar populares.  A pescadora Joana Martins de Jesus Santos, de 39 anos, está receosa que a alta maré possa invadir a casa onde mora, como ocorreu há três anos. “Não temos para onde ir, o jeito é rezar para que nossas casas não sejam levadas pela água”, disse ela. A dona de bar Maria do Carmo, de 73 anos, disse que não vai sair de casa durante a maré. “Para onde eu vou? Essa é minha casa e local de trabalho onde moro há mais de 40 anos”, ressaltou.
População deve ficar em alerta, diz capitão dos Portos
 “As pessoas devem evitar sair de suas casas, devido aos ventos muito fortes que se apresentam com essa maré mais alta”, disse o capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi, sobre a Maré de Sizígia de amanhã, que deve chegar a 7,10 metros, segundo previsão da entidade. Orienta ainda que os proprietários realizem contenções em suas áreas para que diminuam os possíveis estragos que podem ser causados pela força das águas.
“Nosso trabalho tem sido fazer divulgação desta previsão de maré para que as pessoas possam se prevenir”. O capitão dos Portos explica que este fenômeno é caracterizado por marés muito altas e que costumam ocorrer no Maranhão, por influência da lua nova. A peculiaridade deste período se dá pelo fato do alinhamento entre lua, sol e Terra, que ocorrerá amanhã, mesmo dia previsto para a maré. Com este alinhamento, a lua estará 50 mil quilômetros mais próxima da terra, chamado pela Marinha de ‘super lua’. A lua se torna maior e exerce maior influência sobre a Terra, puxando-a para o centro. A variação das marés no Maranhão oscila entre -5 até 6,7 metros; no resto do país fica entre um metro até o máximo de dois metros. “Essa variação de marés mais altas só ocorre aqui no estado”, reitera Tadashi.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias