TURISMO

Maranhão, Ceará e Piauí estabelecem ações para Agência de Desenvolvimento

No Maranhão, a Rota das Emoções receberá a construção de cerca de 30 km de estrada, interligando os municípios de Barreirinhas à Paulino Neves

Maranhão, Ceará e Piauí estabelecem ações para Agência de Desenvolvimento

O Maranhão sediou, nessa sexta-feira, dia 18, o encontro entre os secretários de Turismo do Ceará, Maranhão e Piauí, e de representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) dos três estados para apresentação do novo plano de ação para o desenvolvimento da Rota das Emoções.

O encontro definiu os encaminhamentos para o restabelecimento, em três anos, das ações a serem realizadas pela Agência para o Desenvolvimento Público e o Desenvolvimento Regional (ADRS), braço executivo do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, criado em 2007, que visa a promoção e o fortalecimento da Rota das Emoções.
Participaram do encontro a vice-presidente para o Nordeste do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Formatur) e secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade; o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira; e o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; representantes do Sebrae dos três Estados e representações dos municípios maranhenses e piauienses.
Para a gestora maranhense, Delma Andrade, os secretários deram mais passo importante para o fortalecimento da Rota das Emoções. “O restabelecimento da agência vai permitir que investimentos conjuntos possam ser realizados para o desenvolvimento do roteiro, que contempla diversos municípios turísticos dos três estados.Tornando cada vez mais forte o incentivo ao turismo na região”.
Ainda segundo Delma Andrade, no que tange ao Maranhão, a Rota das Emoções receberá a construção, já garantida pelo governador Flávio Dino, de cerca de 30 km de estrada, interligando os municípios de Barreirinhas à Paulino Neves, única parte ainda não interligada.
Segundo o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, esse novo momento é de extrema importância para retomada real da promoção da Rota. “Nós representamos o interesse dos três estados em retomar a rota. A confirmação de que Piauí, Maranhão e Ceará entram de cabeça no processo para retomada desta importante retomada do turismo no nordeste”.
Para o prefeito de Barreirinhas (MA), Léo Costa, é de grande importância, a reativação da ADRS como um organismo legalmente constituído para tratar das questões que dizem respeito ao desenvolvimento dos 14 municípios que compõe a rota. “Este consórcio interestadual tem em sua concepção a preocupação com o desenvolvimento sustentável do território que abrange uma área significativa de três estados, com suas particularidades e necessidades específicas”.
Ao final do encontro, os representantes dos três estados definiram que a comissão da ADRS será composta por um integrante do Sebrae de cada estado, um representante das secretarias estaduais de turismo do Maranhão, Ceará e Piauí e o integrante que represente a esfera municipal dos envolvidos na Rota. Também ficou definido que no dia 21 de outubro, o Maranhão sediará a assinatura do contrato de rateio entre os três estados, representados por seus respectivos governadores.
A Rota
Um roteiro único, que integra destinos incríveis pelo litoral de três estados do Nordeste brasileiro, em uma área de conservação ambiental conhecida por suas belezas naturais: Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).
Envolve 14 municípios, no Piauí os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Maranhão, envolve os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Sobre a ADRS
O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual foi assinado em junho de 2007 pelos então governadores Jackson Lago (Maranhão), Wellington Dias (Piauí) e Cid Gomes (Ceará) com objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, além do segmento de serviços, entre os Lençóis Maranhenses, litoral do Piauí e litoral Norte do Ceará. O consórcio iniciou suas atividades em 2008, quando foi criada a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), por meio de da qual as ações são operacionalizadas. A ADRS teve texto alterado em 2009, passando a ser associação pública que, dentre suas atribuições, possui duas Câmaras Técnicas – uma para o Desenvolvimento do Turismo e outra para o Desenvolvimento Regional Sustentável.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias