REVISTA TUDO

Investimento em alegria e boas lembranças

O mensário tem sido cada vez mais comum, por reunir as pessoas em uma festa para comemorar a felicidade pela chegada do novo membro da família

Foto: Arquivo pessoal.


Arquivo pessoal

Danette Veloso Pereda o pai, Flávio Rodrigues Soares Junior com a pequena Nicole Pereda Soares

O nascimento de uma criança é um momento especial na vida de pais e mães. E como todo momento especial, o que se quer é comemorar, celebrar, lembrar sempre. A festa de um ano é tradição na maioria das famílias, porém, antecedendo esta data os papais e mamães organizam celebrações mês a mês – os chamados mensários. A comemoração é realizada até a criança completar um ano de idade. A ideia dos mensários é fazer pequenas festas para marcar o desenvolvimento do bebê ao longo do primeiro ano de vida. Mas, hoje, há quem faça dessas ocasiões verdadeiros eventos. A partir do bolo, bastante elaborado, já se percebe a disposição para transformar uma simples lembrança em um grande acontecimento para a família.
Nesse momento, os pais não pensam nos gastos e o tempo parece infinito, afinal, trata-se da mais bela homenagem ao principal e mais importante membro da casa: o filho. A festa pode ser modesta ou bem elaborada, o que importa é que a família e principalmente a criança curtam bastante esse momento de união e celebração.
Feita com amor e atenção, a diversão será garantida e a data não passará em branco. O mensário é o ‘calendário’ para que a família acompanhe, de maneira bem especial, o desenvolvimento do bebê. Podendo ver e rever quantas vezes quiser.
Outro ponto positivo do mensário é que no futuro a criança vai saber, pelas fotos, como estava mês a mês. “É um momento de pais e filhos e de celebrar a criança que adentrou o seio familiar e homenageá-la. Criança é sempre uma bênção na família”, diz a psicóloga Mariana Antunes dos Santos.
Celebração bem elaborada
Foto: Arquivo pessoal.


Arquivo pessoal

Edon Azevedo a mãe, Gisele Lisboa e filha Isadora Lisboa

“A motivação é celebrar a chegada da minha filha e assim, todos os meses reunimos a família para festejar a vida dela”. O relato é da recepcionista de eventos Gisele Lisboa Azevedo, sobre os mensários que já realizou para a filha Isadora Lisboa, atualmente com sete meses. É uma celebração bem elaborada, com temas escolhidos a cada mês, inclusive com o bolo e guloseimas personalizados. O bolo conta com a colaboração de familiares, que fazem do doce uma das boas memórias da comemoração. A dona da festa é um show à parte. A mãe faz questão de arrumá-la a caráter, seguindo o tema. Gisele diz investir a média de R$ 300 por evento, valor esse que não se sobrepõe ao prazer da homenagem que faz à filha. “Nós nos envolvemos tanto, que estes valor é tão irrisório. Ficamos cheios de alegria com os preparativos e com a reunião de família e amigos”, diz ela.
Foto: Arquivo pessoal.


Arquivo pessoal

Comemoração de sete meses de Isadora

O planejamento é feito até uma semana antes da data, mas, não impede que a correria tome conta da família na hora de por em prática a organização. A festinha de seis meses foi a mais trabalhosa, diz Gisele. A festa foi toda organizada pela Elda, madrinha da bebê e braço direito – e esquerdo – de Gisele, quando o assunto são os aniversários de Isadora. O sexto mensário contou com lembrancinhas personalizadas, decoração, bolo decorado, doces diversos e até ensaio fotográfico. “Nós queríamos algo diferente para esta data. Fizemos na casa da Elda, que possui uma boa área livre. Foi bem puxado, mas valeu a pena. Ficou linda a festa”, lembra Gisele. Já o mês seguinte foi tranquilo, diz ela, pois o planejamento foi feito com um pouco de antecedência e a festa seria mais modesta.
“Realmente, minha filha não entende agora. Mas fica atenta quando cantamos o ‘parabéns’ e batemos palmas. Tenho certeza que quando for maior, vai ficar feliz em saber que foi o motivo de reunião da família”, diz Gisele.
Apenas em um mês a família terceirizou itens do mensário, nos demais, foi tudo feito por muitas mãos de pai, mãe, madrinha, tios, primos e por aí vai. E Gisele já se antecipa para a maior das comemorações: o aniversário de um ano de Isadora. A festa vem sendo planejada desde o quinto mês de vida da menina. Até o tem a mãe já definiu. “Estamos pesquisando o buffet e decoração. Queremos que tudo saia perfeito para nossa Isadora”, diz Gisele Azevedo, já sonhando com a megafesta que planeja organizar. Ela acrescenta que, se para muitos é bobagem, para ela e o marido Edon Azevedo são ocasiões muito especiais. “Para nós é a coisa mais maravilhosa celebrar a vida de um ser tão especial e tão esperado por nós: nossa Isadora”.
Foto: Arquivo pessoal.


Arquivo pessoal

Nicole Pereda Soares comemorando mensário com o tema Branca de Neve

“Tudo é feito com amor porque a gente ama demais minha trufa de chocolate branco”. Não é um doce, literalmente. A trufinha é a pequena Nicole Pereda Soares, que vai completar seis meses e assim carinhosamente chamada pela mãe, Danette Veloso Pereda e o pai, Flávio Rodrigues Soares Junior. A família faz questão de se unir para preparar os mensários da menina. Todo mês Nicole se transforma em uma princesinha – temas escolhidos pela mãe para as festas mensais.

Ela já foi Branca de Neve, Cinderela, Pequena Sereia, a Bela de A Bela e a Fera e a Bela Adormecida. As próximas virão. Isso porque ela dizia que não faria mensários devido ao pouco tempo que possuía e o trabalho que daria. “O primeiro mês fui convencida pela minha mãe e uma amiga. Deu um pouco de trabalho porque não sabíamos quase nada. Mas gostei e a partir daí decidi que faria todos os meses”. Gastos ela diz que tenta investir para ter uma comemoração bem organizada, mas sem estourar o orçamento. A estratégia é comprar em lojas especializadas e por a mão na massa para fazer: das lembranças, passando pela decoração, aos comes e bebes. Terceirizar o mínimo possível. “A vantagem é que toda a família se envolve. Isso nos une e diverte”, diz. A festa de um ano já possui tema, local e decoração. Tudo bastante antecipado. “Minha filha não entende, mas sei que curte e sei das lembranças que deixo para ela com as comemorações. Eu me realizo nos mensários porque me envolvo, faço as coisas e fico feliz por proporcionar esses momentos de alegria em família para ela. E para nós também”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias