MARANHÃO

Inova Moda apresenta novas tendências para 2016

Projeto fruto de parceria do SENAI e SEBRAE apoia o desenvolvimento da indústria da moda das micro e pequenas empresas no segmento de vestuário e de confecção

Foto: Divulgação.


Divulgação

A consultora do SENAI-RN, Dóris Lisboa apresentou as mais novas tendências da moda para o Verão 2016

SÃO LUÍS – A Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), foi passarela da moda e das mais novas tendências para o verão 2016, no Brasil e no Mundo, durante o lançamento do quarto ciclo do projeto Inova Moda, iniciativa nacional do SENAI e Sebrae, que visa aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do segmento.

A apresentação dessas tendências que compõem o caderno referente ao ciclo 4, intitulado “Movimentos”, foi feita pela designer do SENAI do Rio Grande do Norte, Dóris Lisboa, aos empresários do ramo de confecção e moda do Maranhão.
Foto: Divulgação.


Divulgação

A consultora do SENAI-RN, Dóris Lisboa, e a instrutora de Vestuário do SENAI-MA, Jacirene França

“O Inova Moda traz um caderno mostrando o que é estratégico e aponta caminhos para enfrentar a crise. Nós trazemos uma cartela de cores, as gemas e joias, cores e calçados, moda e design, textura e confecção e tudo que esta acontecendo no mundo. Tudo isso para trazer para o nosso empresário, um direcionamento mais assertivo para o desenvolvimento dos produtos”, destacou a designer, enfatizando que o caderno traz conceitos que abordam novos significados, a moda plus size e a moda para a geração Z, que foge totalmente dos padrões estabelecidos.
Localmente, o projeto é desenvolvido pelo SENAI-MA e Sebrae no Maranhão, com apoio do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (Sindvest-MA).
Para a presidente do Sindivest-MA, Maria do Livramento Sanches, a ação representa um momento muito importante para o setor têxtil do Maranhão. “96% dos empresários estão participando desse ciclo. Essa é uma parceria que chegou em boa hora para o nosso empresário que só conhecia as tendências pela internet e hoje desfrutam desse conhecimento de forma gratuita”, destacou a empresária.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Desfile de moda pet fez sucesso durante abertura a ação do SENAI e Sebrae

Durante o evento, também houve o lançamento da Coleção Pet, voltada para cães, fruto da parceria entre o SENAI-MA e a empresa maranhense Chica Rica, desenvolvida com base no ciclo 3 do projeto, que abordou a temática “Inverno”.
“Antes trabalhávamos com almofadas, agora vamos investir na moda pet. O resultado foi muito bom e a tendência é fabricar as peças e vender para o atacado”, destacou a empresária Francisca José, que é uma entusiasta no setor.
Segundo a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI), Scheherazade Bastos, que também coordena a área de Educação Profissional do SENAI, e representou o diretor regional do SENAI na ação, Marco Moura, esse trabalho é muito importante e gratificante para o SENAI. “Os empresários chegam com um olhar diferente na empresa. Ficamos felizes em fortalecer o segmento de vestuário e confecção no Estado, proporcionando o acesso dos empresários a novas tecnologias, conferindo assim, mais competitividade à produção local”, afirmou.
Também foi apresentada na ação, a minicoleção de roupas inspirada no chifre do boi, criada pelo estudante do SENAI-MA, Willame Leite de Sousa Filho, um dos nove alunos do SENAI selecionados, entre 349 candidatos de todo o Brasil, para participar do projeto Brasil Fashion 2015, em São Paulo, no mês passado.
Peças confeccionadas pelo aluno do SENAI, Willame Knowles, que foram usadas por tops models internacionais no Brasil Fashion
Parceria
Para a gestora do Sebrae no Maranhão, Rosângela Ribeiro Moreira, que está à frente do projeto Indústria de Pequeno Porte da Região Metropolitana de São Luís, parceiro no Inova Moda, a oportunidade é muito interessante para os empresários e empreendedores individuais maranhenses. “Como apoiador do projeto, o Sebrae no Maranhão vem dando um enfoque ao empresário para a inovação e tecnologia, levando em consideração inclusive a leveza do artesanato. A intenção é fazer com que o empresário maranhense invista em moda, e não apenas em fardamento colegial e malharia”, destacou a gestora enfatizando que 70 empresas ligadas ao Sebrae no Maranhão participam do projeto.
Capacitação
Ainda faz parte do projeto, a execução de oficinas para empresários, empreendedores individuais, designers e costureiros, que terão a oportunidade de conhecer uma metodologia de produção, referência nos grandes centros, sob a orientação de designers de todo o Brasil, ligados ao Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI (SENAI CETIQT), maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção do país.
Serão quatro capacitações – Curso “Laboratório de Criativação”, Oficina “Desenvolvimento de Produto”, Oficina “Modelagem (Olhar da Forma)” e Oficina “Ensaio de Elaboração de Fichas Técnicas de Produto para Planejamento de Produção”, todas ministradas no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI – Raimundo Franco Teixeira, em São Luís, no Monte Castelo, até o dia 30 de setembro.
O Inova Moda tem o objetivo de atingir o Brasil, estimulando a criatividade, a inovação e capacitando profissionais para o uso de tecnologias praticadas em todo mundo, tudo isso, para aumentar a competitividade e a qualidade da produção do Maranhão.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias