LEVANTAMENTO

Governo alerta municípios sobre preenchimento do Censo SUAS 2015

O levantamento pretende obter dados dos estados e municípios que permitam traçar um retrato detalhado da assistência social no país

Responsável pela gestão das políticas socioassistenciais do Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) informa que foi iniciado, o período para preenchimento do formulário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O objetivo do levantamento do ‘Censo Suas’ é obter dados dos estados e municípios que permitam traçar um retrato detalhado da assistência social no país. O preenchimento fica disponível até o dia 29 de setembro.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, alerta que gestores municipais e conselheiros de assistência social maranhense devem realizar o preenchimento do formulário até o próximo dia 29 de novembro. Evangelista destaca a importância do ‘Censo Suas’ para o Maranhão.
“As informações são necessárias para que os gestores públicos tenham mais informações da realidade de cada município. Assim, é possível planejar as políticas públicas destinadas à área. Conhecendo a atual estrutura de atendimento, as atividades, os serviços prestados e o perfil dos trabalhadores, o gestor público adquire capacidade de elaborar e executar, com mais qualidade e objetividade, as ações de assistência social”, disse Neto Evangelista.
O preenchimento dos dados do Censo Suas 2015 deve ser feito por meio do sistema eletrônico do MDS, no link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas.
A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para as unidades que executam o serviço de Proteção Social Especial, destinado a pessoas com deficiência, idosos com algum grau de dependência e suas famílias. Com isso, o MDS poderá traçar informações mais específicas e consolidadas sobre o serviço no Maranhão e nos demais estados brasileiros.
O ‘Censo Suas’ é realizado anualmente. O levantamento busca informações sobre serviços e benefícios oferecidos à população pelos municípios e estados, o quantitativo de equipamentos sociais disponibilizados; projetos, ações e programas de assistência social desenvolvidos; sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social, dentre outros dados.
A secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar, destaca que todos os 217 municípios maranhenses precisam responder aos questionários, podendo ter prejuízos em caso contrários. “A preocupação da Sedes é garantir que nenhum município tenha problema com o recebimento de seus recursos. Caso não haja resposta ao Censo, pode haver sanções administrativas ou mesmo bloqueio de recursos enviados pelo governo federal”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias