“Há menos de um mês, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço dessa obra importante para a despoluição da lagoa. Hoje, com muita alegria, posso dizer a todos que esta importante intervenção tem caminhado com muita celeridade”, afirmou o presidente da Caema, Davi Telles.
Neste momento, a empresa responsável está trabalhando na abertura de valas para a implantação de uma linha de recalque com 1.295 metros de tubulação de PVC de 600 milímetros. O esgoto que vem sendo jogado in natura na Lagoa será transportado por essa linha de recalque para uma Estação Elevatória de Esgoto que fará o bombeamento para a Estação de Tratamento do Jaracati.
Segundo o presidente da Caema, a primeira fase de despoluição da Lagoa da Jansen será concluída dentro de 60 dias. A obra é executada com recursos do Governo do Estado.
Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas obras de saneamento nesta etapa do ‘Mais Saneamento’. O programa tem a meta de elevar o nível de tratamento de esgoto de São Luís, de 4% para 70% até o final de 2018. O programa tem planejada a construção de mais de 40 estações elevatórias, de mais duas grandes estações de tratamento de esgoto, a ampliação das estações já existentes e a perfuração de vias públicas para implantar redes coletoras de esgoto.
Somente o projeto de despoluição dos rios Pimenta e Claro prevê a instalação de um novo sistema de tubulação com 4.135 metros de extensão nas margens dos rios, além da construção de uma estação elevatória e redes coletoras de mais de 30 mil metros na região.
Por O Imparcial