SANEAMENTO

Finalizada primeira fase de despoluição da Lagoa da Jansen

Nesta primeira etapa serão retirados 12 dos 27 pontos de lançamento de esgoto. Os outros 15 pontos serão retirados ao longo de 2016.

As obras de despoluição da Lagoa da Jansen, executadas Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), seguem em ritmo acelerado. Nesta primeira etapa serão retirados 12 dos 27 pontos de lançamento de esgoto. Os outros 15 pontos serão retirados ao longo de 2016.

“Há menos de um mês, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço dessa obra importante para a despoluição da lagoa. Hoje, com muita alegria, posso dizer a todos que esta importante intervenção tem caminhado com muita celeridade”, afirmou o presidente da Caema, Davi Telles.

Neste momento, a empresa responsável está trabalhando na abertura de valas para a implantação de uma linha de recalque com 1.295 metros de tubulação de PVC de 600 milímetros. O esgoto que vem sendo jogado in natura na Lagoa será transportado por essa linha de recalque para uma Estação Elevatória de Esgoto que fará o bombeamento para a Estação de Tratamento do Jaracati.

Segundo o presidente da Caema, a primeira fase de despoluição da Lagoa da Jansen será concluída dentro de 60 dias. A obra é executada com recursos do Governo do Estado.

outras Obras de Saneamento
“Prosseguimos trabalhando pela recuperação dos espaços públicos da cidade e com a demanda permanente pela limpeza das praias, tarefa que foi negligenciada por muitos anos”, foi que afirmou o governador Flávio Dino, quando lançou nova etapa do Programa ‘Mais Saneamento’, em agosto passado. Naquela ocasião, além da eliminação de 12 dos 27 pontos de esgotos existentes na Lagoa da Jansen em 60 dias; e todos os 27 até 2016, o governador anunciou também a despoluição dos rios Pimenta e Claro para garantir a balneabilidade das praias de São Luís e com prazo para conclusão de 12 meses.

Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas obras de saneamento nesta etapa do ‘Mais Saneamento’. O programa tem a meta de elevar o nível de tratamento de esgoto de São Luís, de 4% para 70% até o final de 2018. O programa tem planejada a construção de mais de 40 estações elevatórias, de mais duas grandes estações de tratamento de esgoto, a ampliação das estações já existentes e a perfuração de vias públicas para implantar redes coletoras de esgoto.

Somente o projeto de despoluição dos rios Pimenta e Claro prevê a instalação de um novo sistema de tubulação com 4.135 metros de extensão nas margens dos rios, além da construção de uma estação elevatória e redes coletoras de mais de 30 mil metros na região.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias