CELEBRAÇÃ

Fim de semana de grande movimentação no festejo do Padroeiro do Maranhão

Romaria marítima acontecerá na manhã do sábado

 
O festejo de São José de Ribamar está se aproximando do fim e este é um momento em que os romeiros e devotos acorrem ao Santuário para pagar promessas e render graças ao santo. Com o tema “São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, 100 anos de evangelização” a festa comemorou o centenário de edificação da igreja matriz.
“Este ano, nosso tema faz referência aos 100 anos de construção de nossa atual igreja-santuário”, explica o reitor, Padre Cláudio Roberto. Na ocasião, a paróquia buscou rememorar o centenário do templo com uma programação diferenciada, contemplando exposições, formação e muita espiritualidade.
 
A programação para o fim de semana contará com louvor a São José de Ribamar, às 14h de sexta (04), romaria marítima, às 8h de sábado (05), cerimônia de descida da imagem do altar-mor, às 21h de sábado (05) e grande procissão de encerramento às 16h de domingo (06). O grande show de encerramento será realizado pelo Padre Ribamar Rorigues.
 
Com o lema escolhido, o festejo do padroeiro do Maranhão volta-se mais uma vez à família humana e suas questões sociais e religiosas, que serão abordadas no sínodo de outubro deste ano, uma reunião entre bispos de todo o mundo que abordará os diversos desafios pastorais para a evangelização das famílias. “Através do sínodo, o papa procura as boas experiências realizadas nas dioceses do mundo inteiro para aplicar em toda a igreja”, explica o reitor.
Um século de edificação
Em Março de 1915, iniciava-se a construção da quarta e definitiva igreja de São José de Ribamar, após três tentativas frustradas de construção e posterior desabamento. Naquela época, viu-se que a cidade estava em fase de desenvolvimento e os moradores do então vilarejo decidiram erguer um templo que atendesse aos aspectos arquitetônicos de seu tempo.
 
“Pelos documentos que encontramos na paróquia e em outros lugares percebemos que os moradores do local quiseram construir uma nova igreja que correspondesse aos padrões estruturais da vila e também para atender à grande demanda de romeiros. Então, o bispo Dom Francisco de Paula e Silva aprovou o projeto do arquiteto J. Fernandes. A obra seria o mais moderno conjunto arquitetônico estilo gótico europeu construído no Maranhão”, conta o historiador Antônio Miranda.
 
Porém, tendo em vista dificuldades estruturais, agravadas pelas condições precárias de transporte, a obra não avançou, sobrando apenas o alicerce em formato de cruz. “Um novo projeto foi pensado para aproveitar o alicerce que já estava pronto.Com a permissão do mesmo bispo, as obras tiveram início, com nova arquitetura, em março de 1915”, afirma Antônio.
 
Gestos concretizam a grande devoção ao santo.
 
Diariamente, romeiros de vários lugares do Brasil acorrem ao Santuário de São José de Ribamar para agradecer bênçãos ou realizar pedidos por intercessão do santo padroeiro do Maranhão. A família de Sâmia Rodrigues, por exemplo, vai voltar para o Rio de Janeiro de veículo próprio e aproveitou a oportunidade para benzer o carro. “A gente confia no poder de Deus e pede as bênçãos dele para nos orientar na estrada”, diz.
 
Outro gesto peculiar dos devotos é ter o próprio santo como padrinho, como a devota e afilhada Gracimar Moreira, natural de Codó. “Ele é meu padrinho e, claro, todo dia peço graças e bênçãos para mim e minha família. Mas, sempre que podemos, estamos na igreja para participar da missa”, comenta.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias