RELIGIÃO

Dia de homenagear São Cosme e Damião

A devoção e a admiração pelos dois santos fizeram com que muitos religiosos dedicassem esse dia para a caridade e distribuição de presentes e bombons

Dois irmãos e uma história de amor, fé e devoção ao próximo. Hoje é comemorado o Dia de São Cosme e Damião, data marcada pela distribuição de doces e bombons para as crianças. A vida de caridade dos irmãos santos, que eram gêmeos e médicos, não se resume apenas a essa ação, mas de servidão e amor ao próximo. Segundo a tradição católica, os santos curavam gratuitamente pessoas e animais. E por suas ações de bondade, evangelização e serviços prestados aos enfermos da época, não aceitavam nenhum tipo de pagamento.
De acordo com o frei Domingos, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Cohab, os irmãos foram firmes na fé e na evangelização, enquanto praticaram suas obras. Sofreram perseguição do imperador romano Deocleciano e morreram por volta do ano 300 d.C. degolados. Atualmente, são considerados os patronos dos médicos, das faculdades de Medicina, dos enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da saúde.
A devoção e a admiração pelos dois santos fizeram com que muitos religiosos dedicassem esse dia para a caridade e distribuição de presentes e bombons, ato este que se tornou tradição. A data também é período de mais movimentação nas casas de artigos religiosos. Referência no comércio destes produtos, as Casas Santo Onofre, que está há 31 anos no segmento, é muito procurada na data devido à variedade de artigos. Na lista de produtos, estão imagens dos santos em diferentes tamanhos, os incensos, aromáticos, miçangas para bordados e muitas opções de brindes e presentes.
“Tanto os devotos, como as pessoas que têm simpatia por São Cosme e Damião, procuram os nossos produtos”, ressaltou o diretor-geral das Casas Santo Onofre, Ubiritan Junior de Castro Filho. Ele ressalta que, nessa época, é uma correia e a demanda é grande por estes itens.
O empresário enfatiza que o movimento se repete anualmente no período. “Por estarmos muito tempo no mercado, as pessoas já sabem da diversidade dos nossos produtos e sabem que irão encontrar o que procuram, dos aromáticos a presentes para amigos e familiares”. Ubiratan Filho acrescenta ser a data “muito importante para a gente, buscamos inovar nos produtos e em uma decoração diferente para estar recebendo nossos clientes”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias