TRANSTORNOS

Barreirinhas enfrenta estrutura precária para eventos

A cidade ainda precisa se estruturar ao receber eventos culturais e shows. Em períodos de atrações como shows de forró e axé, e demais apresentações, há problemas no que diz respeito a comportar os milhares de visitantes que chegam para se divertir

Ruas estreitas ficam lotadas durante períodos de shows. Turistas reclamaram da falta de sinalização no trânsito, dificuldade para estacionar os carros e muito engarrafamento

Barreirinhas é uma cidade conhecida nacionalmente por conta das suas belezas naturais. O local, que abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como atração turística, recebe inúmeros turistas durante o ano. Contudo, a cidade ainda precisa se estruturar ao receber eventos culturais e shows. Em períodos de atrações como shows de forró e axé, e demais apresentações, há problemas no que diz respeito a comportar os milhares de visitantes que chegam para se divertir.

Somente no último fim de semana, durante o feriado prolongado da Independência do Brasil, o município recebeu mais de 5 mil pessoas. O resultado foi muita desordem na cidade em relação ao trânsito e poluição sonora. Turistas que estiveram no local reclamaram da falta de sinalização no trânsito, das vias que são estreitas e a dificuldade para estacionar os carros, além de muito engarrafamento, além de várias imprudências realizadas, sem nenhum tipo de fiscalização.
Barreirinhas

“A cidade não foi projetada para acolher tantas pessoas no mesmo período, querendo ou não acabamos enfrentando algumas dificuldades para estacionar, engarrafamentos. Além de muito barulho com carros de som, muito alto, é preciso que seja feito algo, pois se continuar assim fica complicado para quem se interessa pela cidade pelos passeios e não somente pela folia”, ressaltou Roberto Santos que escolheu a cidade para passar o feriado com a família.

Outra reclamação foi em relação à alta dos preços relacionados a refeições na cidade e valor de passeios, além da reclamação de estadia no local. Contudo, a empresária Viviane Mesquita afirma que problemas como estes podem ser contornados e que, durante sua estadia no feriado, a cidade conseguiu atender bem as suas necessidades. “A cidade progride aos poucos na infraestrutura e já não deixa a desejar como antigamente. Agora, encontrei supermercados com produtos variados e em um preço bom, além de caixas eletrônicos que antes não tinha”, afirma.
De acordo com o Secretário de Turismo de Barreirinhas, Reges Reis Junior, a cidade é formada por um parque hoteleiro com mais de 43 hotéis e pousadas de grande, médio e pequeno porte, agências bancárias, restaurantes para atender as necessidades dos turistas. Problemas relacionados ao trânsito, ele destacou que a Guarda de Trânsito do Município está trabalhando com ações educativas para os motoristas e fiscalizações, além de melhorias na infraestrutura das ruas com bloquetes de cimento.
Segundo o secretário a cidade vai melhorar o acesso aéreo e terrestre para cidade, o objetivo é trazer mais investimentos para cidade, como início da construção de um Terminal Rodoviário, um Centro de Convenções que possibilitará atrair mais eventos, a construção da pista de 1500 metros para pouso e decolagem de aeronaves que já foi homologada e a conclusão do aeroporto. Outra obra que será executada é a construção de uma estrada com 36 quilômetros asfaltados que ligará Barreirinhas ao município de Paulino Neves.
“Junto com o Governo do Estado buscamos investir mais no município, estamos viabilizando linhas aéreas comerciais para a cidade. As companhias aéreas já sinalizaram, teremos mais opções tanto de forma aérea como terrestre com essas construções, o que vai atrair ainda mais os turistas. Esperamos que o setor privado também possa fortalecer e potencializar os seus serviços de telefonia e internet”.
A tendência é que o município continue a receber mais eventos, no mês de julho foi realizado o Projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ com atrações culturais e mostras gastronômicas e de artesanato com iniciativa do Governo do Estado, além da 32º Vaquejada dos Lençóis Maranhenses da cidade. Para este mês nos dias nos 18,19 e 20 será realizado a 7ª Edição do Festival Lençóis Jazz e Blues consagrado como um dos maiores eventos abertos do gênero no Brasil.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias