ADESÃO

UFMA adere à edição especial do projeto Rondon no Maranhão

O Projeto Rondon Regional/Especial é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Governo do Estado e integra o grande plano do governador Flávio Dino

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) mostrou-se favorável a adesão ao projeto Rondon Regional – “Operação Bacuri”, que será realizado em janeiro de 2016, em dez municípios maranhenses. A ação tem coordenação do Ministério da Defesa, em parceira com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).
Após a visita realizada pela equipe do projeto Rondon, composta pelos coordenadores nacionais do projeto Rondon (Mistério da Defesa), Djalma Abrantes da Cruz e Alexander Fortes Nascimento, da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira e do coordenador do Projeto Rondon Regional/Especial “Operação Bacuri”, Laércio Carvalho, à UFMA, na última segunda-feira (24), a universidade se dispôs a elaborar, junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), projetos que possam vir a ser inscritos no programa.
O Projeto Rondon Regional/Especial é fruto de um termo de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Governo do Estado e integra o grande plano do governador Flávio Dino para as juventudes e reforça o compromisso da gestão estadual em promover a participação dos jovens para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes dos 30 municípios com menores IDH do estado, contribuindo, assim, para elevar os índices sociais do Maranhão.
As inscrições para submeter projetos seguem até o dia 13 de setembro e a culminância da operação acontecera de 16 a 30 de janeiro de 2016, contemplando dez municípios maranhenses: Amapá do Maranhão, Bacuri, Brejo da Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Governador Newton Beilo, Pedro do Rosário, Satubinha e Serrano do Maranhão. O Centro Regional (CR) será a cidade de São Luís.
Visita à UFMA
Na visita da equipe do projeto Rondon à UFMA, foi apresentado ao reitor Natalino Salgado e demais autoridades de ensino presentes os objetivos do projeto, sobretudo da “Operação Bacuri”, a ser realizada no Maranhão.
A reunião priorizou a apresentação do projeto almejando a adesão da UFMA a participar da operação a qual irá contribuir socialmente para regiões do próprio estado.
Segundo o gerente do Projeto Rondon, Coronel Djalma Abrantes, a participação da instituição em edições anteriores foram de grande relevância, porém beneficiaram outras regiões como Norte e Sudeste. Nesta edição, cujo foco será as regiões maranhenses, a participação da instituição mostra-se ainda mais significativa. “Visamos mobilizar a UFMA a participar desse projeto, que nessa edição priorizará os municípios que fazem parte do plano Mais IDH do Governo do Estado”, ressaltou.
O coronel mencionou ainda que o objetivo da visita às universidades é apresentar de forma sucinta o projeto, assim como a importância para a instituição da participar na Operação Bacuri. “Nosso projeto viabiliza participação do estudante nos processos de desenvolvimento como multiplicador de conhecimento, o que irá contribuir para a consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão, o qual sustenta a universidade”, enfatizou.
A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, aponta que a participação do estudante nas operações remeterá a ele experiências novas com olhares mais apurados sobre diferentes realidades. “Esse projeto conduz o estudante a conhecer realidades que não fazem parte do seu dia a dia, o que faz com que este aperfeiçoe seu olhar sobre a sociedade e torne-se um profissional mais humanitário”, declarou.
Operação Bacuri
O nome da operação lembra a tragédia de doze jovens estudantes secundaristas do município maranhense de Bacuri, que tiveram suas vidas interrompidas quando iam da escola para casa, em abril de 2014.
A Operação “Bacuri” será realizada de 16 a 30 de janeiro de 2016, contemplará 10 municípios do Estado e terá como Centro Regional a cidade de São Luis.
Mais de duzentos estudantes e professores universitários, de vinte Instituições de Ensino Superior (IES), trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes.
Durante a operação, os rondonistas poderão realizar diversas palestras e oficinas sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes poderão trabalhar, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.
Cada município receberá 20 voluntários de duas diferentes instituições de ensino superior – IES. A intenção é fazer com que, desde o primeiro momento, as equipes aprendam a trocar experiências e informações, de modo a integrar sua forma de atuação.
O Projeto Rondon
Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.
No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.
O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
Dessa forma, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.
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