CONSUMIDOR

Estabelecimentos devem informar previamente a cobrança do couvert

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão faz fiscalizações nos bares e restaurantes com o intuito de identificar irregularidades que atingem diretamente o consumidor

Em mais uma saída com os amigos o publicitário Bruno Guilbeth Silva, 25 anos, teve uma surpresa ao pedir a conta em um estabelecimento na Litorânea: o total veio além do esperado. Além do consumo, estava o valor do couvert, cobrado quando algum artista ou banda se apresenta em estabelecimento. O curioso, porém, é que Bruno não foi informado qual o valor e nem que seria obrigado a pagá-lo.
“Depois de uma hora esperando o atendimento do garçom tivemos que pagar um valor de R$ 10,00 cada, em um bar onde o microfone é livre para karaokê. Não fomos informados sobre o valor.”
O sentimento de insatisfação do publicitário é comum nos bares e restaurantes da capital. Muitas pessoas sabem que devem pagar. Porém não são informadas qual o valor. Os garçons, em sua maioria, não faz o aviso prévio da obrigatoriedade. O Proncon informa que, caso não houver aviso sobre valor cobrado por parte do estabelecimento, o consumidor não é obrigado a pagar.
Visão dos músicos
Para músicos a cobrança é um importante meio de valorização dos artistas.
A cantora Luciana Simões, que iniciou sua carreira em restaurantes e bares de São Luís, pontua que os contratantes devem repassar o valor integral do couvert para o artista.
“O músico é um profissional que está prestando um serviço. O que acontece em São Luís é questão de educação em relação a esse assunto. A pessoa paga R$ 10, 00 por um drink e se sente incomodado em pagar para uma atração musical, que está ali fazendo um papel importante para o sucesso da noite”.
O advogado especialista do direito do consumidor, Bruno Guimarães, explica que o couvert não pode ser confundido com os 10% da taxa de serviço.
“A cobrança do couvert artístico é legal, entretanto faz-se necessário esclarecer alguns pontos. Os estabelecimentos devem avisar previamente a existência na programação de shows ou atrações. Lembre-se que não é facultativo, é obrigatório. Porém, não devemos confundir música ambiente (gravadas) ou telão em dias de jogos com apresentação musical. O couvert deve ser um valor específico cobrado a parte da conta, jamais sendo confundido com os 10% da taxa de serviço. Estas disposições são garantidas pelo art. 6, III do CDC, que garante aos consumidores o direito a informação prévia. Caso isto não ocorra configura-se uma cobrança ilegal”.
A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), através da operação “Procon na Balada”, faz por tempo indeterminado fiscalizações nos bares e restaurantes de São Luís, com o intuito de identificar irregularidades que atingem diretamente o consumidor, incluído a não informação sobre a taxa artística.
“É importante que o estabelecimento informe ao consumidor sobre o couvert artístico de maneira clara, ele tem o total direito de não pagar quando não informado, caso pague que apresente o cupom fiscal para formalizar o processo no Procon, com base no código de defesa do consumidor (CDC) onde será restituído no dobro do valor cobrado”, acrescenta diretor geral dos Procons Nordeste, Duarte Junior.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias