A Biblioteca Ignácio Rangel, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) recebeu a doação de 31 novos exemplares da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). As obras estão relacionadas aos campos de pesquisa de educação, espaço urbano, políticas públicas, estudos ambientais, dentre outros.
O diretor de estudos e pesquisas do Imesc, Frederico Burnett, também, doou ao acervo da Biblioteca, sete exemplares de livros nos quais é o autor, coautor e organizador. Os livros de sua autoria são a “Urbanização e Desenvolvimento Sustentável – A sustentabilidade dos tipos de urbanização em São Luís do Maranhão”; “Da Tragédia Urbana à Farsa do Urbanismo Reformista – A fetichização dos planos diretores participativos”; e “São Luís por um Triz – Escritos urbanos e regionais”.
Como co-autor e organizador, Frederico Burnett participou dos livros a “Cidades brasileiras: Atores, processos e gestão pública”; “Crise do Capital, lutas sociais e políticas públicas”; “Desenvolvimento Socio-espacial, novos olhares”; e do relatório da pesquisa “Uso do Solo e Ocupação Territorial na Região Metropolitana da Grande São Luís”.
Para Lígia Teixeira, diretora de Comunicação e Disseminação de Dados, é uma satisfação receber essas contribuições para o enriquecimento da biblioteca. “A doação destas publicações à Biblioteca Ignácio Rangel é relevante pela qualidade técnica das obras e dentro do processo de reestruturação do acervo do Imesc, que em breve ofertará à sociedade, documentação importante para pesquisadores interessados em aspectos sociais e econômicos do nosso Estado”, completou a diretora.
Biblioteca
A Biblioteca Ignácio Rangel, centro de documentação de pesquisas do Imesc e repositório oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passa por um momento de reformulação, conforme diretriz do governo Flávio Dino, para atualização de seus dados e acervo.
Em breve a Biblioteca irá ganhar uma plataforma digital, onde estarão disponíveis para consulta publicações do Imesc e de institutos congêneres, além de obras de autores maranhenses. E, futuramente, será disponibilizado o empréstimo das publicações do acervo, por meio de cadastro na plataforma digital. A biblioteca funciona das 13h às 19h.