Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press.
27/07/2015. Crédito: Honório Moreira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luis – MA. Ponto facultativo estadual e municipal faz pessoas aproveitarem a praia.
O feriado da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, comemorado hoje, foi antecipado para segunda-feira para servidores públicos estaduais e municipais. O dia de folga contou com um dia ensolarado e de praias lotadas em São Luís, também por conta das férias do período escolar aliada ao feriado prolongado.
A assistente administrativa Vânia Santos admite que geralmente não frequenta, por falta de tempo, as praias. Entretanto, o fim da temporada de férias das crianças e a antecipação do feriado culminaram no banho de bar, sol, e encontro em família. “Aproveitando também que é a última semana de férias das crianças, chamei a família toda para curtir com os pimpolhos. Resolvemos chegar cedo para curtir o dia inteiro”, disse, Vânia Santos.
A calmaria do dia descanso também foi compartilhada pela família Silva. Eles não abrem mão do banho de mar e do bronzeado. O militar Jerônimo Silva aproveitou o feriado para sair com a esposa e os netos. “Trabalho muito, um feriado como este, é uma alegria para a família. Assim podemos passar um dia todo juntos, sem pressa para voltar para casa”, afirmou.
Na areia escaldante das praias, o futebol foi uma das opções de lazer. O servidor público Moisés Ferreira reuniu os amigos para jogar bola na praia. “O feriado antecipado foi ótimo. Estava tentando marcar com os amigos uma “pelada” e nunca dava certo e, hoje (ontem), finalmente deu certo”, falou.
Lucros
Movimento intenso nos bares da orla ontem. O gerente de um bar e restaurante da Litorânea, José Lopes estava otimista com as vendas. “Estamos animados e a expectativa para o dia de amanhã (hoje) é das melhores possíveis, pois o feriado foi dividido. Esperamos que amanhã (hoje) o movimento também seja aquecido”, falou. O indicativo de lucros também animou o vendedor de picolé Mário Sodré. “Até o momento estou satisfeito com a movimentação. Muitas famílias na praia com as crianças e o tempo quente ajudam nas vendas dos picolés. Hoje o lucro está garantido”, comemorou o vendedor.
Ontem, a Rua Grande, maior centro do comércio popular da capital, nas portas das lojas vendedores se esforçavam para chamar atenção dos clientes. Alguns batiam palmas. Outros aguardavam, sem entusiasmos, a chegada de clientes.
A gerente de uma loja de confecção, Jordana Gonçalves informou que as vendas foram fracas, se comparadas com o mesmo período do ano passado: uma redução de 5%. A expectativa, segundo ela, é que a venda seja melhor até às 14h desta terça-feira, horário que o comércio vai funcionar. “Hoje [ontem] abrimos a loja, e o fluxo foi muito baixo de clientes, poucas vendas. Muito parado, começou muito fraco. Amanhã [hoje] é um novo dia, e mesmo sendo feriado, esperamos vender mais até o início da tarde. Estamos fazendo promoções para o dia dos pais, para ver se o negócio melhora no feriado”, antecipa a gerente.
Com os bancos em funcionamento normal, ontem (27), algumas pessoas aproveitaram para resolver demandas no setor. Foi o caso do servidor público, Alberto Ferreira, que veio de Itapecuru. “Estava com um probleminha e precisava vir, até uma agência bancária daqui. Essa antecipação foi ótima, esse governador caiu do céu! É um descanso a mais, é uma alegria. Viajo só amanhã [hoje], e vou aproveitar e ir a praia”.
Na praça D. Pedro II, no Centro, onde funciona a sede do Governo do Estado, Palácio dos Leões, sede municipal, Palácio de La Ravardière e o poder judiciário, Tribunal de Justiça do Estado, um cenário diferente dos dias normais. Se durante a semana a disputa é grande por vagas de estacionamento, ontem, sobrava espaço. Presença mesmo era de turistas que passeavam pelo local e aproveitava para fotografar os pontos turísticos da cidade.
Engarrafamento
Na manhã de ontem, por volta das 8h30m, quem precisou sair de São Luís se deparou com um engarrafamento gigantesco de quase dois quilômetros no Km 1,8 da BR 135 chegando até o retorno do Tirirical.
O congestionamento se deu por um trabalho de infraestrutura que estava sendo realizado pela empresa Trana, que presta serviço para o DNIT. A empresa é responsável pela instalação de sensores no asfalto, o que acabou formando duas filas de veículos na BR 135.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitou que a empresa suspendesse os serviços até zerar as filas. A empresa atendeu a solicitação e passou aproximadamente 30 minutos com seus trabalhos suspensos, até que as filas fossem desfeitas e os motoristas pudessem transitar tranquilamente. Em seguida, a empresa retomou suas atividades.
Dia de feriado
Enquanto os servidores municipais e estaduais retomam suas rotinas de trabalho, hoje, dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil não tem expediente bancário. Por outro lado, as lojas de rua Grande funcionam das 8h às 14h, conforme autorização da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL São Luís), por meio de acordo coletivo, mediante pagamento de gratificação. Segundo a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), os supermercados também tem funcionamento em atendimento normal nesta terça.
O horário de funcionamento dos shoppings é diferenciado: São Luís Shopping (Jaracati), Shopping da Ilha (Ipase/Maranhão Novo), Rio Anil Shopping (Turu) e Pátio Norte Shopping (São José de Ribamar) funcionaram normalmente ontem. Hoje, as lojas e quiosques funcionam das 14h às 22h, exceto o Rio Anil e Pátio Norte, que fecham às 20h. Praças de alimentação e opções de lazer o atendimento será das 12h às 22h. O Tropical Shopping (Renascença) não funciona no feriado.
Poder Judiciário
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), entre os dias 27 e 28 o regime é de plantão. Nesse período o órgão atenderá demandas de caráter urgente, nas esferas cível e criminal. A Justiça do Trabalho também vai funcionar em regime de plantão. Na Justiça Eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Guerreiro Junior, antecipou o feriado do dia 28 de julho para ontem, determinando ponto facultativo na secretaria, fóruns e cartórios eleitorais de todo o Maranhão. De acordo com a Portaria TRE-MA n.º 577/2015, ficam ressalvadas as atividades em que houver inadiável necessidade de serviço.
Saiba Mais:
Adesão
A data de hoje celebra a Adesão do Maranhão à independência, ocorrida em 28 de julho de 1823, dez meses depois de D. Pedro I proclamar a separação do Brasil de Portugal. No dia 7 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido Grito do Ipiranga”, proclamou definitivamente a Independência do Brasil. O Maranhão demorou a aderir à Independência, somente no dia m 28 de julho de 1823, mesmo assim com a resistências dos comerciantes portuguesas os quais mantinham grandes ligações com a coroa da Metrópole. Mas as tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.
Em 2 de outubro de 1964, o então governador do Maranhão, Newton de Barros Bello, declarou o feriado estadual no dia 28 de julho, sancionando a Lei de número 245, publicada no Diário Oficial de 7 de outubro de 1964.