Nos mês de julho a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Diretoria do Curso de Pedagogia a distância, realizou o 1º Seminário de Estágio Supervisionado: Educação Infantil.
Durante os seminários, acadêmicos do 6º período socializaram com os presentes, por meio de exposição oral, as descobertas, criações e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas creches e pré-escolas durante o período de estágio. Foram expostos, ainda, os portfólios com as produções coletivas e individuais, bem como os recursos didáticos e objetos confeccionados ao longo do estágio.
“A ideia foi encerrar o estágio dos alunos em educação infantil. Vários assuntos foram explanados, como brincando e aprendendo com as vogais, aprendendo com a música e etc. E foi um momento foi de extrema importância, porque houve interação, compartilhamento e obtenção de conhecimento”, disse a Diretora do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade, Profa.Heloísa Varão.
A acadêmica do curso, Antonia de Jesus Dutra, destacou a importância do estágio até chegar aos seminários. “O estágio supervisionado foi essencial no processo de formação de cada acadêmico, primeiramente pela oportunidade de avaliar o processo educacional na teoria e a prática, abordando as dificuldades e vivenciando a realidade do ensino. De igual modo foi importante acompanhar a rotina da escola e a metodologia empregada pelos professores, o que acrescentou ainda novos conhecimentos além do adquirido em sala de aula, tendo, portanto, uma visão atual do ensino e da escola, havendo, assim, uma troca de experiências com métodos eficientes para minha caminhada como educadora”, realçou ela.
O estágio
Iniciado em abril, constou de oficinas e projetos escolares, abrangendo todos os polos da Universidade, que ofertam o curso. Cada projeto abordou uma temática e foi acompanhado pelo Supervisor de Estágio, professora da disciplina, tutores presenciais e a distância e coordenadores dos polos.
O estágio desenvolveu-se a partir da seguinte metodologia: observação; elaboração e realização de projetos; planejamentos; confecção de recursos; regências de classe; socialização dos resultados. Os acadêmicos analisaram como positivos os seguintes pontos: aprimoramento da prática; socialização de experiências; crescimento profissional e intelectual.