Para estimular a participação dos alunos e diminuir a evasão nos cursos oferecidos na modalidade à distância, o Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), desenvolveu um plug-in (ou módulo de extensão) chamado Ranking Block ou Bloco Ranking.
O Ranking Block (RB) é um programa de código aberto, com elementos de gamificação (aplicação de elementos e mecânicas de design de jogos em outros contextos que não são jogos eletrônicos) criado pelo supervisor de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, Willian Araújo. O objetivo é adicionar funcionalidade a programas mais complexos como, por exemplo, plataformas virtuais de ensino. “Esse plug-in estimula a competitividade e possibilita o destaque aos mais empenhados já que o ranking fica visível para todos que utilizarem a ferramenta”, disse Willian Araújo.
Os elementos de gamificação do RB possibilitam a projeção de uma escala na qual são dispostos em ordem decrescente os alunos com maiores pontuações, isso acontece conforme a resolução das atividades disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ao qual o plug-in estiver integrado. No UemaNet, o LMS utilizado é o Moodle, um software livre de e-learning, onde podem ser ministrados cursos on-line.
Para a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra, o Ranking Block incentiva a participação dos alunos. “Também contribui para a análise dos alunos que frequentam ou não o ambiente virtual de aprendizagem, gerando um panorama sobre a evasão dos cursos à distância, problema muito discutido no cenário nacional”, comentou.
O plug-in está disponível no site do Moodle para download e também no site GitHub (https://github.com/willianmano/moodle¬block_ranking), este último é voltado para desenvolvedores de software. Na plataforma Moodle, até o momento, 206 instituições de várias partes do mundo estão utilizando o Ranking Block. Já o número de downloads da ferramenta chega a, aproximadamente, quatro mil.
Atualmente, a utilização do plug-in no Moodle tem sido aplicada aos cursos técnicos ofertados pela Universidade, mas até o final do mês de agosto, também, irá integrar os cursos de graduação e as especializações EAD.