MARANHÃO

Parceria vai potencializar comercialização de produtos da agricultura familiar

A parceria entre a Conab e o Governo vai trazer benefícios ao agricultor familiar maranhense

agricultura familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), definiu parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para potencializar a comercialização de produtos agrícolas oriundos da agricultura familiar. A parceria ficou acertada depois de reunião na terça-feira, dia 21, entre o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares e a superintendente regional da Conab, Ducicleide Cutrim.

Ano passado, a Conab comercializou apenas R$ 390 mil pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), um valor muito abaixo da capacidade de produção dos agricultores maranhenses e da capacidade do órgão no estado. “A perspectiva é que esse valor aumente. A previsão é que a comercialização do PAA no estado chegue a R$ 4 milhões, só este ano. Na Conab, a intenção é ampliar o fluxo, garantindo maior comercialização dos produtos dos agricultores”, afirmou o secretário Adelmo Soares.
O secretário explicou que a Conab, assim como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai somar forças institucionais com o Governo do Maranhão no esforço para desenvolver agricultura familiar no estado.
Para a superintendente da Conab, Ducicleide Cutrim, a parceria entre a Conab e o Governo vai trazer muitos benefícios ao agricultor familiar maranhense, que terá seu trabalho valorizado e a garantia de comercialização dos seus produtos. “O foco da Conab é fornecer aos trabalhadores rurais toda a infraestrutura e apoio que eles precisam para produzir com qualidade e sustentabilidade. O interesse do governador Flávio Dino é valorizar o homem do campo e dar aos agricultores dignidade”, afirmou Ducicleide Cutrim.
Ainda segundo a superintendente, o café da manhã, almoço e jantar, são refeições importantes e que quem traz esses alimentos para a mesa dos lares é o agricultor familiar. “O agricultor está presente em nossa vida e precisamos valorizá-lo e dar suporte para que ele continue fazendo seu trabalho para fornecer alimentos para nossas mesas e, assim, estaremos contribuindo para melhorar a vida de sua família”, completou.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Comercialização da SAF, Sayd Zaidan, e a gerente de Operações e Suporte Estratégico da Conab, Mayana Barros.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias