TODOS POR SÃO LUÍS

Oficina de Confecção de Bonecas de Pano é realizada no Jardim América

O resultado da oficina será apresentado neste sábado durante o evento Todos por São Luís

Todos por São Luis-Oficina de bonecas

A Prefeitura de São Luís tem desenvolvido cursos voltados para a comunidade, ampliando ainda mais os serviços prestados no programa “Todos Por São Luís”. Durante esta semana, em que o evento está sendo realizado no bairro Jardim América, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), ofereceu para 15 mulheres da comunidade a oficina de Confecção de Bonecas com duração de três dias.

A primeira-dama do Município, Camila Braga, destacou a importância da Oficina de Confecção de Bonecas de Pano para a comunidade. “É mais uma fonte de renda que as jovens e senhoras da comunidade do Jardim América vão ter. E a Prefeitura de São Luís está participando desse processo, através da oficina com servidores municipais. É mais uma possibilidade de emprego e renda que as pessoas da área vão ter”, destaca.
O resultado da oficina será apresentado neste sábado durante o evento “Todos por São Luís”, quando serão oferecidas ações nas áreas da saúde, educação, cultura e assistência social. E ainda ações de embelezamento, com corte de cabelos, manicure, limpeza de pele e maquiagem.
A oficina aconteceu na Escola Comunitária Celys Freire local, onde estão sendo realizadas diversas outras atividades voltadas para a comunidade. Maricélia Freire, diretora da Escola Comunitária Celys Freire e Jardim de Infância Aprender, destacou a importância da oficina. “Temos muitas mães de alunos da instituição que, no momento, estão desempregadas e, por isso, precisam fazer cursos profissionalizantes visando à geração de renda no futuro. Elas escolheram previamente a oficina, a oportunidade chegou e agora é aprender todos os conteúdos passados pela instrutora”, observa.
A oficina é uma oportunidade de aprendizado gratuito. “Após a conclusão da oficina, as participantes estarão aptas a aumentar ou adquirir renda. Além do mais, o momento em que você está aprendendo a fazer bonecas também é uma terapia”, completou Ivone Serra, representante da Semusc.
Com o aprimoramento do trabalho, futuramente, elas poderão confeccionar bonecas mais sofisticadas. “É um curso que exerce o amor, cuidado e atenção para que a boneca de pano se sintonize com a criança que receberá o brinquedo. E, por aqui, as alunas retratam esses sentimentos que acabam sendo envolvidos na boneca que, assim, conquista ainda mais a criançada”, afirmou Rosa Maria, instrutora da oficina.
Marenice Fróes Rodrigues, uma das alunas da oficina, fala da satisfação de participar da Oficina de Confecção de Bonecas de Pano. “Além da aprendizagem é uma fonte de renda para nós. Chegou em boa hora”. Para Tatiane de Jesus Carvalho Almeida, a oficina é um incentivo a mais para membros da comunidade aprender novas técnicas e habilidades. “Isto sem falar que é uma forma de ganho de um dinheiro a mais”, citou.
Já Claudilene Almeida disse que, além de ser um incentivo para os jovens terem novos conhecidos, a oficina também atua como terapia. “E nos casos de estresse, a pessoa trabalhando na confecção de bonecas de pano também, paralelamente, está fazendo terapia. “E no caso de desemprego, a pessoa faz uma boneca e coloca à venda, conseguindo, deste modo, uma renda”, comenta.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias