Nesta segunda-feira, moradores do município de São José de Ribamar bloquearam as avenidas principais de alguns bairros. Os protestos são contra a precariedade em de serviços públicos prestados nas regiões.
Moradores dos bairros: Nova Aurora, Araçagy, Jardim Turu, Parque Vitória, Alto Turu, Canudo, Residencial Pitangueira, Estrada Maioba e outros, fecharam as principais vias de acesso aos seus bairros com a intenção de chamar a atenção de representantes locais, especificamente a prefeitura de São José de Ribamar, na qual é responsável por esses locais.
Os populares fazem reclamações sobre o abastecimento de água, falta de infraestrutura nos bairros, insegurança, taxa abusiva de iluminação, lixo, falta de escolas, falta de hospitais e precariedade no transporte público. Os moradores locais se mostram indignados e alegam abandono por porte dos representantes.
A comunidade reivindica a mudança da empresa terceirizada pela Prefeitura de São José de Ribamar que abastece a região com água potável. Segundo os moradores, as empresas estão cobrando valores e taxas abusivas nas contas. Alem disso, outra reclamação dos moradores dos bairros são os buracos e crateras abertas nas ruas e o acúmulo de lixo em muitos deles.
O protesto fez com que muitas avenidas da região metropolitana ficassem paradas no inicio da manhã, causando grande congestionamento principalmente nos bairros citados.
Em entrevista à equipe de O Imparcial, alguns moradores da região do bairro Parque Vitoria se mostraram totalmente a favor da manifestação, mesmo impedidos de se deslocarem. A professora Tereza Veloso disse “A população está pedindo o que é de direito dela, e sou totalmente a favor da manifestação.”
O Líder comunitário do bairro Alto do Turu, Saturnino Neto, disse que a manifestação tem como principal objetivo atender às necessidades básicas da população, que sofre com o descaso. O mesmo também afirmou que o movimento se deu a partir de lideranças comunitárias que se reuniram para apoiar o movimento.
“Cansamos de ter apenas paliativos dos nossos problemas, a prefeitura não está levando a sério a problemática dos bairros de São José de Ribamar. Por esse motivos, decidimos fechar as principais vias de acesso aos bairros.”
Segundo os manifestantes, o protesto iria continuar até haver um posicionamento da prefeitura e dos órgãos prestadores de serviço.
A prefeitura de São José de Ribamar emitiu nota sobre as manifestações desta segunda-feira, dia 20:
Sobre manifestações realizadas nesta segunda-feira, dia 20, e que bloquearam temporariamente algumas vias do município, a Prefeitura de São José de Ribamar esclarece:
A Prefeitura considera como justa e salutar qualquer reivindicação ou manifestação de descontentamento por parte dos moradores do município. E sempre estará aberta ao diálogo para discutir e atende-las em benefício da coletividade.
O que a Prefeitura repudia são agentes políticos, travestidos de lideranças comunitárias, estarem infiltrados em movimentos populares com o único objetivo de utilizar o cidadão como massa de manobra em benefício próprio.
O bloqueio temporário de algumas vias da cidade, ocorrido na manhã desta segunda-feira (20), foi uma ação proposta e incentivada por políticos que almejam promover os seus nomes, e os de seus chefes, já visando as eleições municipais do ano que vem.
Ao invés de proporem o diálogo aberto e um canal direto de negociação com a administração municipal e com a empresa que, hoje, gerencia os sistemas de abastecimento de água dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, estes políticos incentivam o caos, a depredação do bem público e o prejuízo a milhares de pessoas que residem na Grande Ilha e que, hoje, tiveram tolhidos o seu direito constitucional de ir e vir.
A Prefeitura ressalta o apoio dado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública que, através da Polícia Militar, manteve a ordem, respeitando o direito de manifestação pacífica por parte do cidadão, assim como o direito de ir e vir dos moradores da Ilha.
A Prefeitura continua aberta ao diálogo com todos os cidadãos/moradores que reivindicam melhorias para suas comunidades. Inclusive, representantes da administração municipal estiveram nos pontos de manifestação conversando com os moradores, ouvindo seus pleitos e agendando reuniões de trabalho objetivando atende-los.