AÇÕES

Governo debate programa ‘Maranhão Mais Produtivo’ com empresários e bancos

O programa é composto por diversas ações que vão desde a adesão da empresa, até consultorias e planejamento

Substituição das importações interestaduais por meio da valorização do empreendedor do Maranhão, com foco na elevação da produtividade, estímulo à qualidade, inovação e sustentabilidade. Esse é o objetivo do programa ‘Maranhão Mais Produtivo’, estruturado pelo governo Flávio Dino por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc). O programa foi discutido com empresários e representantes de instituições do sistema “S” e de bancos oficiais. Eles conheceram as ações e de que forma podem participar do processo.
O programa é composto por diversas ações que vão desde a adesão da empresa, até consultorias e planejamento. A intenção é fazer com que micro e pequenas empresas e empreendedores individuais instalados no Maranhão, se fortaleçam. Dessa maneira, eles terão acesso aos meios necessários para se expandirem, visando à exportação de produtos produzidos no Maranhão, e que estes também sejam consumidos pelo mercado local.
A ideia de criar o programa tem como meta atender as demandas de fornecimento de produtos do mercado local, pois uma parcela significativa dos itens consumidos pelo mercado maranhense é oriunda de outros estados. Para aderir ao programa, as empresas devem ter a sede de seu empreendimento no Estado.
Dados da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) mostram que, em 2014, o volume de compras, efetuadas pelo Maranhão de outros estados, foi de aproximadamente R$ 40 bilhões. Neste mesmo período, o volume de vendas efetuadas pelo Maranhão foi de R$14 bilhões. Ou seja, o estado importou mais do que exportou. Entretanto esses valores são referentes apenas a uma parcela do mercado formal. Se considerarmos a informalidade, os valores podem ser maiores.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, é importante compartilhar os projetos desenvolvidos pela pasta junto ao empresariado. “O governador Flávio Dino firmou compromisso com os empresários para que o Governo do Estado trabalhe em prol do desenvolvimento da economia maranhense e da expansão das empresas. O governo está sempre dialogando com empresários e entidades ligadas ao setor, para fortalecemos as empresas e mudarmos a realidade, transformando o Maranhão em um estado potencialmente exportador”, disse.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias