O levantamento de intenção de consumo para o Dia dos Pais 2015 realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), indica que 59,6% dos consumidores da capital pretendem comprar algum produto para presentear em função da data, o que representa um aumento de 7,6% em relação ao ano passado e uma moderada recuperação frente à queda expressiva das vendas em 2014 que foi superior a 10% nesse mesmo período.
Entre os produtos preferidos pelos consumidores, o estudo indica que os artigos de vestuário com 50,7%, continuam liderando a lista deste ano assim como em 2014. Em seguida estão os calçados, com 14,4%, e os artigos de perfumaria, com 13,6%. Também aparecem na lista os relógios (9,0%), materiais esportivos (5,7%), celulares (5,6%), livros (2,7%), ferramentas (1,7%) e churrasqueira (1,2%).
Para a Fecomercio-MA, o Dia dos Pais traz expectativa de aumento das vendas para o segundo semestre de 2015, motivada, principalmente, pelas datas comemorativas especiais. “Apesar de tradicionalmente ser apenas a quinta data com maior volume de vendas, para este ano já demonstra uma retomada no consumo positiva em comparação a 2014. É fundamental que os empresários do comércio estejam atentos às necessidades e os anseios dos seus clientes, e o nosso estudo disponibiliza todos os elementos necessários para que eles possam fazer um bom trabalho”, explicou o presidente da Federação do Comércio do Maranhão, José Arteiro da Silva.
Em relação aos locais de compra, os shopping centers cresceram 18,6% na preferência registrada no ano passado, alcançando este ano 56,7% da indicação dos ludovicenses. O Centro Comercial ficou na segunda colocação com 31,5%, revelando uma queda de 26,7% na comparação com o mesmo período de 2014. Quanto aos gastos planejados para o período, o valor médio do presente para este ano ficou em 167 reais e o valor médio da compra, incluindo a comemoração, é de 196 reais.
A pesquisa revelou ainda que a forma de pagamento preferida pelos consumidores continua sendo a modalidade à vista com dinheiro, que totalizou 54,4% das intenções de consumo, seguido do cartão de crédito com 34,4% e o cartão de débito com 16,0%. Em relação ao ano passado, o pagamento à vista manteve como a preferência, no entanto, a utilização do dinheiro diminuiu 15,3% e o uso do cartão de débito cresceu 280,9%, ou seja, praticamente triplicou em comparação a 2014.
O levantamento da Fecomércio e CDL entrevistou 700 pessoas nos principais pontos de circulação de consumidores da capital maranhense entre os dias 07 e 10 de julho de 2015. A margem de erro amostral de 3,7% e o nível de confiança de 95%.