O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já deu início às atividades de adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), implantada pelo Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), para desburocratizar o processo de abertura de empresas no Maranhão.
Técnicos da Junta estão, desde o início da semana, conhecendo os serviços e fazendo o mapeamento das rotinas em todas as unidades da capital e do interior, com o intuito de preparar a capacitação dos militares e adequar o sistema às demandas dos Bombeiros. Na reunião, a equipe da Jucema e da Diretoria de Atividades Técnicas do CBMMA analisaram o Código de Combate e Prevenção a Incêndio em que foi parametrizada a classificação de riscos junto ao sistema de abertura de empresas.
Na quinta-feira ,9, e sexta-feira, 10, a gestora responsável pela RedeSim no Maranhão, Carolina Cavalcante e o chefe da Procuradoria Regional de Registro Mercantil, Ivaldo Praddo estiveram reunidos com o Comando da Corporação para repassar informações sobre o novo programa de atendimento e toda parte técnica do sistema denominado de ‘Empresa Fácil Maranhão’. Na reunião, foram apresentadas as ferramentas e funcionalidades e como se dará a utilização da RedeSim.
“O governo Flávio Din está avançando na implantação de um sistema moderno que vai impulsionar o empreendedorismo no Maranhão. Em relação ao Corpo de Bombeiros, a RedeSim vai interligar nossos departamentos licenciadores aos demais órgãos de registro no âmbito federal, estadual e municipal, proporcionando um grande avanço na agilidade e otimização dos recursos empregados nas vistorias de edificações para a emissão de documentos necessários ao funcionamento de empresas, de acordo com uma padronização definida pelo modelo do negócio”, avaliou o comandante-geral, coronel Célio Roberto Araújo.
A gestora Carolina Cavalcante explicou sobre a importância da RedeSim para o Maranhão. “A RedeSim é um sistema integrador que vai juntar todos os órgãos em um único ambiente web, simplificando os procedimentos de abertura e legalização de empresas em todo o estado. Com essa evolução, os bombeiros poderão acompanhar e ter conhecimento das características de empreendimentos que se iniciarem no estado. Existe, hoje, uma grande demanda de vistorias e fiscalizações por parte do Corpo de Bombeiros, que serão diminuídas com a operacionalização da RedeSim. Por isso, é de suma importância alinhar estrategicamente as informações e os procedimentos do sistema”.
Segundo dados do Sebrae, apenas 17% das empresas que iniciam serviço, procuram os órgãos licenciadores e fiscalizadores. Para Ivaldo Praddo, com a implantação da RedeSim, 100% dos negócios passarão a operar regularmente. “À medida que forem abrindo novas firmas, o Corpo de Bombeiros terá automaticamente as informações do porte e do risco, e se há a necessidade de emissão da certificação de regularidade dos bombeiros. O objetivo é melhorar o ambiente de negócios e legalizar as empresas que atuam informalmente. Com o funcionamento do ‘Empresa Fácil Maranhão’, os novos empreendimentos já começam a operar no mercado devidamente legalizados”.
De acordo com o cronograma da Jucema, a qualificação dos militares da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) que irão operar diretamente com o Portal ocorrerá em agosto.Participaram ainda do encontro, o coronel Joabe Pereira, comandante-adjunto; o coronel Júlio César Gonçalves, diretor de Apoio Logístico e o tenente-coronel Welington Soares, diretor de atividades técnicas do CBMMA.