SAÚDE

Semana do Bebê será realizada em parceria com a Unicef

Para realização da Semana do Bebê, a Prefeitura elegeu a Cidade Olímpica, a Vila Mauro Fecury e o Tirirical como territórios prioritários

Colocar a primeiríssima infância (0 a 3 anos) no centro das atenções. Com esse objetivo, a Prefeitura de São Luís e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizam a partir desta segunda-feira (15) a Semana do Bebê, uma iniciativa pioneira na capital maranhense. A partir das 8h30, no auditório da faculdade Santa Terezinha (Cest), acontece o seminário “Atuação intersetorial na atenção à primeira infância”.
Técnicos e gestores das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Assistência Social (Semcas), Segurança Alimentar (Semsa) e Fundação Municipal de Cultura (Func) vão discutir estratégias para fortalecer a atenção integral às crianças de zero a três anos, visando à diminuição do índice de mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida nessa faixa etária.
Para realização da Semana do Bebê, a Prefeitura elegeu a Cidade Olímpica, a Vila Mauro Fecury e o Tirirical como territórios prioritários onde serão desenvolvidas até sexta-feira (20) atividades de mobilização comunitária e institucional, com a oferta de serviços públicos, ações de conscientização, capacitação e prevenção, envolvendo mães, bebês e suas famílias, com atenção especial para adolescentes grávidas.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que a Semana do Bebê é uma estratégia ampla, que chega a São Luís com o objetivo de reforçar as ações já desenvolvidas pelo poder público municipal em favor da infância. “Com esse evento, o Unicef quer colocar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos como prioridade na agenda dos municípios brasileiros, o que complementa o trabalho que já fazemos direcionado a essa faixa etária. Esperamos que a Semana do Bebê envolva a comunidade e o poder público, para potencializar os resultados”, disse Helena.
Na área da saúde, o evento vai oferecer à comunidade assistência pré-natal, puericultura, imunização, saúde bucal direcionada a crianças de zero a cinco anos e gestantes, planejamento familiar, avaliação nutricional e imunização; além de oficinas sobre sexualidade, gravidez e prevenção de DSTs e Aids.
Já a Semcas irá realizar palestras para adolescentes (multiplicadores) sobre gravidez na adolescência, identidade étnica racial e primeira infância e oficinas de shantala, confecção de móbiles para o quarto do bebê e penteados afros. “Acolhemos com muita satisfação a Semana do Bebê. É fundamental para que possamos sensibilizar toda população de São Luís sobre cuidados com os bebês, resguardando as singularidades desse período e garantir que todas as crianças tenham seus direitos assegurados”, afirmou a titular da Semcas, Andreia Lauande.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias