INTEGRAÇÃO

Realizado Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais do Meio Ambiente do Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizou, nesta terça (2), o primeiro dia do I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais do Meio Ambiente do Maranhão. O evento ocorre no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na Cohama, e a programação […]

Mesa de abertura do Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizou, nesta terça (2), o primeiro dia do I Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais do Meio Ambiente do Maranhão. O evento ocorre no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na Cohama, e a programação segue ainda no dia 3, das 8h30 às 18h.

O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e representantes de organizações que integram os sistemas de Meio Ambiente nos municípios. O objetivo geral do encontro é orientar as administrações sobre os procedimentos para fortalecer os sistemas de meio Ambiente nos municípios e estimular a criação de secretarias municipais de Meio Ambiente.
Durante o evento, foram realizadas várias oficinas abordando temas como as criações e funcionamentos dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente e licenciamento ambiental no município.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, fez a abertura do seminário e falou sobre o objetivo e a importância do Dia Mundial de Meio Ambiente que ocorrerá no próximo dia 5. Marcelo Coelho também tratou dos esforços que a Sema realiza desde os primeiros meses de governo para fortalecer os sistemas municipais. “Este ano, diferente dos anteriores, a Sema dirige seus esforços não apenas para as comemorações e homenagens, mas para mobilizar e chamar a atenção de todos os prefeitos do Maranhão, secretários municipais de Meio Ambiente, assim como, representantes de entidades que integram os sistemas municipais, para o desafio de fortalecimento das instituições existentes”, afirmou o secretário.
Marcelo Coelho encerrou falando da importância da criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente. “A criação do Conselho de Meio Ambiente deve, necessariamente, envolver e mobilizar a população do município, pois os cidadãos saberão de seus direitos e deveres e se sentirão mais responsáveis pela qualidade ambiental”, disse.
A mesa do evento foi integrada pelo secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho; promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto; superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Luís, Luís Jorge Dias; chefe de Departamento de Vigilância Ambiental de Saúde, Afonso Lopes; prefeito de Viana, Francisco Gomes; vice-presidente da Fiema, Cirilo José Campelo Arruda e a professora e pesquisadora de oceanografia da UFMA, Helena Leite Ribeiro Porto.
A secretária-adjunta da Sema, Liene Pereira, mediou a palestra e o e o debate com o analista do Ministério do Meio Ambiente João Henrique Evangelista (CONAMA) sob o tema SISNAMA e os Sistemas Municipais de Meio Ambiente.
O Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais do Meio Ambiente do Maranhão prossegue amanhã com novas palestras e oficinas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias