PARCERIA

Prefeitura e Unicef iniciam Semana do Bebê 2015

As atividades se estenderão até o dia 20 deste mês, com a promoção de palestras, atividades lúdicas em maternidades e outros

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e com a parceria das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), de Educação (Semed) e de Segurança Alimentar (Semsa), abriu oficialmente, na segunda feira, dia 15, a Semana do Bebê 2015 – que também conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O secretário municipal de Governo, Lula Fylho, representou o prefeito Edivaldo noa solenidade.
Na abertura, a coordenadora do Materno Infantil do programa Saúde da Mulher da Semus, Maria das Graças Lima, enfatizou iniciativas como a Rede Cegonha, que tem como objetivo fundamental dar atenção integral à saúde da mulher e da criança em São Luís. “Com este projeto, garantimos o direito ao nascimento seguro e humanizado, e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Temos uma estrutura de unidades básicas de saúde que disponibilizam uma série de serviços, como assistência no pré-natal e puerpério”, disse.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou as ações da Prefeitura de São Luís com foco nas cerca de 15 mil crianças matriculadas em Unidades de Educação Básica (U.E.B.) de Educação Infantil. A complementação da merenda escolar com gêneros produzidos por agricultores locais, a entrega de 2570 jogos pedagógicos para todas as escolas desse segmento, a garantia de transporte escolar para as U.E.B. da zona rural e o plano de requalificação estrutural dos prédios escolares foram algumas das ações concretizadas ou em curso evidenciadas durante a palestra.
“A Educação Infantil possibilita às crianças o exercício do lúdico e da criatividade. Ainda temos muitos desafios, mas as ações que já concretizamos tem por objetivo melhorar efetivamente a qualidade de educação em nosso município, de modo a formar cidadãos capazes de exercer plenamente seus direitos e deveres”, disse Geraldo Castro Sobrinho.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, também esteve na abertura do evento. “Queremos sensibilizar toda população de São Luís sobre cuidados com os bebês, resguardando as singularidades desse período e garantir que todas as crianças tenham seus direitos assegurados”, afirmou a titular da Semcas, Andreia Lauande.
As atividades da Semana do Bebê 2015 se estenderão até o dia 20 deste mês, com a promoção de palestras, atividades lúdicas em maternidades e oficinas que debaterão as atuais proteções legislativas aos direitos de crianças e adolescentes.
Oficina Chefe Mirim
Na programação da Semana, está a Oficina Chefe Mirim, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). Durante a oficina, a garotada vai colocar a mão na massa e aprender a fazer vários pratos nutritivos com frutas, verduras e alimentos ricos em nutrientes. Elas vão aprender e provar pratos saborosos, nutritivos e fáceis de preparar. “Na hora de escolher a alimentação, a criançada não se interessa por esses atributos. O desejo é de doces, lanches rápidos e pratos não muito saudáveis. A estratégia da oficina é fazer com que eles conheçam o valor e o sabor dos alimentos saudáveis”, diz a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.
A programação será de 16 a 18, às 9h e15h, em escolas da rede municipal de ensino. Ainda entre as atividades, um piquenique está programado para o dia 19, a partir das 9h, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Na aula prática, as crianças vão transformar frutas em atraentes pratos. Os alunos poderão interagir, perguntar e até fazer sugestões. “Esta oficina tem tido resposta positiva e participação ativa das crianças. Elas se divertem, aprendem e ensinam em casa. O objetivo é esse, que elas se divirtam aprendendo sobre alimentação saudável”, disse a nutricionista Valéria Moraes. Para as crianças, a alimentação deve ser voltada para o crescimento dos ossos, pele, músculos e órgãos, diz a nutricionista.
 PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA (16)
– ATIVIDADES: Assistência pré-natal, puericultura, imunização, saúde bucal direcionada as crianças de 0 a 5 anos e gestantes, planejamento familiar, avaliação nutricional e imunização
Horário: Pela manhã, a partir das 9h, e a tarde até às 17h
Locais: Território Tirirical – CS Fabiciana Moraes, CS São Bernardo, CS Jardim São Cristovão, CS Vila Itamar e CS Santa Clara
– ATIVIDADE: Visita do Carro Biblioteca e contação de histórias
Horário – 8h30 às 10h30
Local: UEB. Jean Norberto (Cidade Olímpica)
– ATIVIDADE: Estimulação precoce – músicas, brincadeiras, massagens, leituras, a importância dos estímulos (limites, aplausos, elogios, etc.)
Horário – Das 9h às 10h
Local: CRAS João de Deus
– ATIVIDADE: Direitos da gestante e do bebê e Shantala
Horário – A partir das 9h
Local: CRAS Sol e Mar e Fialho
– ATIVIDADE: Oficina Chefe Mirim
Horário – 9h
Local: UEB Jairo Rodrigues (Travessa H, Qd. 82, nº 100 – Bl C – Cidade Olímpica)
 – ATIVIDADE: Oficina Chefe Mirim
Horário: 15h
Local: U.E.B. Dilu Melo (Rua 16, Bloco C, Qd. 124, nº 6 – Cidade Olímpica)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias