ABANDONADO

Pescadores e turistas vulneráveis no cais de São José de Ribamar

Instalações precárias: moradores reclamam da falta de estrutura do cais de Ribamar

Foto: Gilson Teixeira/O Imparcial .


Gilson Teixeira/O Imparcial

Instalações precárias: Moradores reclamam do quadro de abandono do cais da cidade de São José de Ribamar

O cais de São José de Ribamar tem sua principal via de acesso interditado com grandes peças de concreto. Para visitar o local, tradicional ponto turístico da cidade, a circulação de veículos foi suspensa. Já os pedestres precisam redobrar o cuidado: as barras de proteção estão bastante danificadas.
A marisqueira Maria de Lourdes, moradora de São José de Ribamar há mais de 50 anos, acompanhou o período em que o caís vivia lotado de turistas, e das embarcações que chegavam diariamente de Juçatuba. “Hoje a realidade é outra. Não podemos mais visitar o caís aos domingos para um passeio. É perigoso para as crianças ou até mesmo para os adultos, que correm o risco de cair no mar”, alertou a marisqueira.
No entorno do cais, o mato invade a via. E, assim, segundo a moradora Maria de Lourdes, prejudica ainda mais a venda de mariscos no local.
“O cais foi totalmente abandonado”, afirma disse o pescador, Cornileo dos Anjos Ferreira. O pescador recorda da beleza do cais. Agora hesita em visitar o cais por conta da falta de segurança.

Foto: Gilson Teixeira/O Imparcial .


Gilson Teixeira/O Imparcial

A falta de segurança também preocupa o público que frequenta o local

Embarcações

O pescador e dono de embarcação Luís Melo tem dificuldade para realizar o embarque e desembarque de passageiros no caís. Não existem mais vias de acesso para tal finalidade. ”É até difícil conseguir passageiros para viajar embarcado. O cais não oferece segurança para elas”, alertou o pescador.
Segundo a prefeitura de São José de Ribamar, no início do ano, diretores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e técnicos da prefeitura visitaram o local. Após a visita, de acordo com a prefeitura, a Emap ficou responsável pela revitalização do Cais. A Emap, por meio de nota, informou que ainda no mês de julho apresentará o projeto do Caís.
Em nota, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) informou que o projeto de recuperação e ampliação do Cais de São José de Ribamar, que está em fase final de elaboração, prevê obras de infraestrutura e urbanização que garantam a segurança dos usuários. A área de Engenharia da Emap, responsável pelo projeto, deve apresentá-lo para aprovação até o final deste mês.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias