CAPTURA

Pescadores de Raposa fisgam um peixe-serra gigante

O animal não é comum nas águas maranhenses e ficou preso em uma rede de pesca

Pescadores de Raposa fisgam um peixe-serra gigante

Não é história de pescador. A praia da Raposa foi palco de um achado impróprio para suas águas: um peixe-serra gigante, com cerca de 3,5 metros. Pescadores de Raposa encontraram preso em uma das redes o enorme peixe, na manhã desta quarta-feira (10).

O peixe-serra não é comum nas águas maranhenses, pois eles preferem parte ocidental do oceano Índico, ao longo da costa sudeste da África do Sul, e poucas vezes são encontrados oceano Atlântico (onde se encontra as águas maranhenses).
O pristidae é a única família da ordem Pristiformes e compreende espécies vulgarmente conhecidas como peixes-serra. A sua característica principal é a maxila muito alongada, com dentes iguais colocados regularmente nos bordos exteriores.1
Esta característica é semelhante à dos tubarões-serra, da ordem Pristiophoriformes, mas os peixes-serra, como todos os batoides, têm a cabeça achatada dorsiventralmente, com as fendas branquiais na face ventral. Atingem grandes tamanhos e são ovovivíparos.
Estes animais vivem em torno de 25 a 20 anos e atingem a idade adulta aos 10 anos, sendo que não iniciam a reprodução antes de atingirem de 3,5 a 4 metros de comprimento. Assim como os seus parentes, são peixes ovivíparos, dão à luz a mais de 20 filhotes já completamente formados, inclusive armados com uma pequena serra.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias