TRATAMENTO

Pacientes do CAPs expõem trabalhos artesanais na Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente acontece no Parque do Bom Menino e conta com a exposição de trabalhos artesanais realizados por pacientes CAPS

Júlio Amorim, paciente do CAPS ad, expondo seus trabalhos artesanais feitos com garrafas pets.

Desde a última segunda-feira, 01, a programação da Semana do Meio Ambiente acontece no Parque do Bom Menino e conta com a exposição de trabalhos artesanais realizados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Estadual (CAPS ad). Nesta quarta-feira, 03, a exposição será encerrada com a programação que incluiu limpeza e diagnóstico das árvores existentes no parque, oficinas de reciclagem e de pintura, apresentações culturais, exposições com materiais reaproveitáveis, além de palestras sobre o meio ambiente e sustentabilidade.

Para quem participou na condição de expositor ficou a sensação do dever cumprido. Como é o caso de Manuel Luís, 25 anos, que há três anos é paciente do CAPS. “Sempre participei de trabalhos envolvendo artes, mas só depois que começamos a expor. É muito legal ver as pessoas admirando seu trabalho e para nós fazer isso é bom, porque trabalha a paciência, a importância do trabalho em grupo e ajuda a não pensar em coisas ruins”, conta.
O professor de artes do CAPS, Antônio José de Castro, acredita que através desse trabalho desenvolvido dentro das unidades, é possível auxiliar no processo de retirada do quadro de dependência química. “Resolvi inserir junto ao trabalho artístico o trabalho com o reciclável, que foi o que nos trouxe à semana do meio ambiente. Mas desenvolvemos todo tipo de artesanato, com quadros de pintura, pulseiras de linha, bijuterias, etc. Para eles quanto mais atividades estiverem inseridos, melhor, pois o paciente do CAPS não pode ficar ocioso, para não prejudicar o tratamento. O governo Flávio Dino tem investido na arte como tratamento para esses pacientes”, disse o professor. Cerca de 150 pacientes participaram das oficinas de artes, que foram levadas para exposição.
O Serviço Nacional do Comércio (Senac) também esteve participando da exposição com materiais recicláveis com a contribuição de dois alunos do CAPS. A professora de artesanato e materiais recicláveis, Maria Lindalva, conta de que maneira consegue atrair a atenção dos pacientes. “Fazemos eles se sentirem acolhidos e mostramos que o trabalho deles é valorizado. Esse sentimento de utilidade os motiva a participarem dos trabalhos e eles desenvolvem peças criadas por eles com criatividade.”, afirma. O paciente Júlio Amorim, que tem um ano e seis meses de tratamento, escolheu o trabalho com garrafas pets como sua matéria prima. “Fiz bolsas, cestas e até alguns utensílios para o lar com garrafas pets. Gosto de me envolver com artesanato e sempre participei, porque é uma iniciativa importante até para nos fazer ter uma fonte de renda”, conta.
“Esse trabalho foi uma parceria entre a Comunidade Nossa Senhora da Conceição com o Senac, onde nossos pacientes foram inseridos no curso técnico em reciclagem e desenvolveram esses trabalhos. Como a semana é de alusão ao meio ambiente, fomos convidados a estar no Parque do Bom Menino participando da programação. Com isso, há uma auto valorização do paciente, que melhora a sua autoestima e, ainda, ajuda como uma futura geração de renda”, completa Marcelo Costa, coordenador do CAPS ad Estadual.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias