PLANTIO

Inoculante é utilizado para aumentar a produtividade no Projeto Mais IDH

O Feijão-caupi foi escolhido por ser uma das principais culturas do Maranhão

feijão
Com o objetivo de melhorar a segurança alimentar e a renda de produtores rurais em 30 municípios do Maranhão, o governo do estado lançou o Projeto Mais IDH. O programa visa atingir as cidades maranhenses que estão entre os piores colocados no Índice de Desenvolvimento Humano nacional (IDH). O objetivo é promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentáveis.
O feijão-caupi foi escolhido para ser uma das culturas prioritárias de plantio, pela facilidade de uso e rusticidade do grão. Com o manejo correto e o uso de tecnologias como o inoculante, a produção chega a alcançar até 696 kg/ha.
O doutor em Agronomia e Ciência do Solo, Jerri Zilli, explica que a Embrapa colabora com o projeto ao transferir tecnologia de inoculação de sementes, visando o suprimento de nitrogênio da cultura, com consequente aumento de rendimento de grãos. “Neste momento, o maior objetivo é aumentar a adoção da técnica de inoculação de sementes com rizóbios, para que assim, futuramente, seja possível a realização de pesquisas propriamente ditas para avaliar o desempenho dos inoculantes.” diz.
A Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) possui fundamental importância no Projeto Mais IDH, pois é ela que fornece os inoculantes que serão utilizados antes do plantio. O Maranhão possui uma das maiores áreas produtivas de feijão-caupi do país, porém o rendimento de produção ainda é muito baixo. Para o consultor da ANPII, Solon Araujo, isto significa que há um espaço importante para a aplicação de tecnologias como a inoculação de sementes nesta região. “Isso irá garantir melhores índices do setor e condição de vida aos agricultores”, enfatiza Solon.
Sobre a ANPII
A Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Importadores de Inoculantes (ANPII) foi fundada em 1980 e reúne oito empresas, que respondem por cerca de 70% dos inoculantes comercializados no país. A principal atividade da associação, além de representar as associadas, é um trabalho para a melhoria contínua dos inoculantes e pela divulgação desta técnica junto à assistência técnica e agricultores. A ANPII tem muito claro que a Fixação Biológica do Nitrogênio é uma tecnologia estratégica para a cultura de leguminosas, e já a caminho outras famílias de plantas. Mais informações pelo site: www.anpii.org.br.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias