AÇÃO

Governo lança edição junina da campanha Juventude Prevenida

A campanha será realizada durante todo o mês de junho, com foco principal de alertar jovens sobre acidentes de trânsito e as Doenças Sexualmente Transmissíveis

Governo lança edição junina da campanha Juventude Prevenida

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), lançou nesta segunda-feira, 15, a edição de São João da Campanha ‘Juventude Prevenida’. A campanha será realizada durante todo o mês de junho com o objetivo de alertar os jovens acerca das vulnerabilidades a que estão expostos durante os festejos juninos, com foco principal nos acidentes de trânsito e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids). A solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Colégio Cintra, em São Luís, e contou com a participação de mais de 200 alunos, professores e da diretora da unidade de ensino.

Governo lança edição junina da campanha Juventude Prevenida

As ações educativas irão continuar nesta terça-feira, 16, e seguem até o dia 26, em 11 escolas da rede estadual de ensino de São Luís; e de 23 a 26, nos municípios de Presidente Dutra, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Helena, Pinheiro e Chapadinha.

A secretária de Estado de Juventude, Tatiana Pereira, destacou o caráter participativo da ação, que mobiliza órgãos do Governo do Estado, da sociedade civil e os próprios jovens, para serem atores na promoção da vida da juventude, com ações preventivas às vulnerabilidades e da construção de uma cultura de paz. “O trabalho do Governo do Estado é sempre marcado pela construção a partir de várias mãos. A campanha “Juventude Prevenida” vem exatamente canalizar essas forças e energias de vários órgãos do governo e da própria juventude, em prol de saúde e prevenção às vulnerabilidades, como acidentes de trânsito e as DSTs/Aids”, comentou.
Presente na mesa de abertura, representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jeferson Portela, ressaltou a importância do respeito às diferenças para que se diminua a violência. “As diferenças existem para fazer o mundo melhor de se viver, mas jamais para nos separar. Temos que entender isso para que evitemos, o fruto principal dessa intolerância pelas diferenças, que é a violência. E essa ideia tem que ser posta em prática pelos jovens, para que construam um mundo melhor para as novas gerações”, destacou.

Governo lança edição junina da campanha Juventude Prevenida

Diálogo educativo

Após a solenidade de abertura, os jovens presentes puderam participar de um diálogo educativo sobre acidentes de trânsito e DSTs/Aids. A partir de perguntas feitas a educadores da Secretaria de Estado de Saúde e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), eles tiraram dúvidas sobre os temas. Durante mais de meia hora, vários questionamentos foram feitos pelos estudantes e respondidos pelos especialistas, num diálogo bem descontraído e participativo.
Para a estudante Betariz Gomes, 15, o diálogo foi muito importante porque tirou várias dúvidas dos jovens sobre temas que não são comuns ser discutidos nas escolas, como a questão da sexualidade. “Seria muito bom se todos os colégios tivessem essas palestras, principalmente, sobre doenças sexualmente transmissíveis, para ajudar os alunos que tem dúvidas sobre isso, e possam se prevenir e assim diminuir o risco de contrair uma doença”, comentou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias