REVITALIZAÇÃO

Governo inaugura Arraial do Ipem e entrega Parque da Vila Palmeira reformado

Além da inauguração de antigos arraiais e revitalização de espaços, este ano os Vivas, dos bairros de São Luís, também serão palco das atrações juninas

Governo inaugura Arraial do Ipem e entrega Parque da Vila Palmeira reformado

O “São João de Todos”, maior festa popular do Maranhão, é fruto da parceria inédita entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Nesta sexta-feira, 19, o governador Flávio Dino inaugurou dois novos espaços para o período junino, o Arraial do Ipem e a reforma concluída do Parque Folclórico da Vila Palmeira.

“Este era um espaço que estava abandonado e nós fizemos uma recuperação e está funcionando à disposição da comunidade, não só nas festas juninas, mas em todas as épocas do ano porque nós vamos manter este espaço funcionando permanentemente, com atividades esportivas, atividades culturais e comunitárias, de modo que esta inauguração é duplamente importante, pelas festas juninas e pela recuperação deste espaço público para a cidade de São Luís”, afirmou o governador sobre a recuperação do Parque Folclórico da Vila Palmeira.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, explicou que o Parque Folclórico da Vila Palmeira foi encontrado sem condições de receber a comunidade para os festejos juninos. “As condições eram bastante precárias e nós fizemos uma recuperação e reurbanização em tempo recorde, sempre com a orientação e supervisão firme do governador Flávio Dino”, disse.

Sobre o retorno do tradicional Arraial do Ipem, que volta com homenagem ao falecido cantador do Boi de Axixá, Donato Alves, o governador Flávio Dino disse que tem a preocupação em manter as tradições culturais maranhenses, inclusive os espaços adotados pela população para manifestar essas tradições. “O Parque da Vila Palmeira e o Ipem são espaços especiais para gerações de maranhenses, por isso nós fizemos questão de recuperar, reformar e garantir que esses espaços possam voltar ao uso pleno da comunidade”, afirmou.

As festas juninas acontecem até o dia 29 de junho e até lá serão mais de 1.500 apresentações de tambor de crioula, danças populares, quadrilhas, cacuriá, apresentações de bumba-boi, dança portuguesa e shows musicais nos mais de 20 arraiais espalhados pela cidade. Além da inauguração de antigos arraiais e revitalização de espaços, este ano os “Vivas”, dos bairros de São Luís, também serão palco das atrações juninas.
Abertura
Na noite de abertura, o Arraial do Ipem estreou com o Tambor de Crioula de Maria Luiza, Boi Pirilampo, Boi Upaon-Açu, Banda Máquina do Tempo, Boi Encanto do São Cristóvão e o Boi de Jussatuba. No Arraial da Vila Palmeira a festa começou com a Dança Portuguesa, bandas de Forró, em seguida com as apresentações do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Pindaré e o Boi da Madre Deus.

Governo inaugura Arraial do Ipem e entrega Parque da Vila Palmeira reformado

Homenagem
Este ano o São João presta homenagens a figuras ilustres da cultura popular maranhense. O Parque Folclórico da Vila Palmeira recebe o nome de “Humberto de Maracanã”, em homenagem ao falecido cantador Humberto Mendes, ícone do bumba-meu-boi no estado do Maranhão. O Arraial do Ipem retorna suas atividades homenageando Donato Alves, cantador do Boi de Axixá, falecido em fevereiro do ano passado.
Segurança
O Governo do Maranhão definiu um plano de segurança que deverá ser executado nos dias das festas juninas. O policiamento é reforçado em todos os locais das brincadeiras e nas regiões do entorno para garantir a segurança total da população. O efetivo policial diário será de 308 policiais. Nos ‘Vivas’, arraiais que acontecem em alguns bairros da capital, 15 policiais farão a segurança em cada ponto.
O coronel Marco Antônio Alves da Silva, comandante-geral da Polícia Militar, garante mobilização de todos os efetivos da polícia militar com esquadrão montado, equipes do Batalhão de Choque e Rotam, e também a Companhia Rodoviária (CPRV). “Todos estão mobilizados para termos uma São João em paz. Arraiais mais movimentados e aqueles que ocorrem somente nos bairros terão tropas militares. Estamos empenhados em assegurar que seja executada a política de promoção de paz do governo Flávio Dino”, destacou o coronel Alves.
Também serão realizadas incursões e barreiras de contenção, com abordagens e revistas a pessoas e veículos, como ônibus, carros, motos e bicicletas para verificar a presença de armas e drogas, não só nos locais de festejos, mas também nos bairros onde ocorrem as rondas rotineiras da polícia. E as operações ‘Catraca’ e ‘Ilha Segura’ seguem no fim de semana com revistas a ônibus.
São João de Todos
No período junino mais de 110 artesãos trabalham com exposições de suas criações artísticas. Ao todo, serão montadas mais de 215 barracas, com a geração de empregos temporários que movimentarão o comércio na capital e nos interiores do Maranhão.
Até o dia 29 de junho os locais de apresentações em São Luís serão: Praça da Saudade, Praça Nauro Machado, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Arraial do Ipem, Viva Liberdade, Viva Vila Embratel, Viva Bairro de Fátima, Viva Estiva, Arraial da Maria Aragão, Viva Santo Antônio, Viva João Paulo, Viva Anjo da Guarda, Viva Cidade Operária, Viva Vinhais, Viva do Ipem, Viva do Monte Castelo, Viva Cohajap, Viva Anil, Viva Ipase, Praça Nauro Machado, Arraial do Desterro, Arraial do Ceprama, Casa do Maranhão, Praça da Faustina, Largo de São Pedro, Largo de Santo Antônio.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias