SOLIDARIEDADE

Campanha de doação de sangue será nesta quarta em frente ao Fórum de São Luís

A coleta de sangue, realizada por profissionais do Hemomar, será das 9h às 17h

doação sangue

A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa realiza nesta quarta-feira, 03, a campanha de doação de sangue “Você é a gota que falta”. A iniciativa é uma parceria com a Divisão Psicossocial do Tribunal de Justiça e Hemomar que disponibilizará uma unidade móvel para coleta, em frente ao fórum, no Calhau. O objetivo é conseguir doadores entre os servidores, magistrados e demais operadores de Direito, além de pessoas da comunidade que estiverem no fórum no dia da campanha.

A coleta de sangue, realizada por profissionais do Hemomar, será das 9h às 17h. O chefe da Divisão Médica e Odontológica do Fórum, Marcondes Tavares Filho, explica que a unidade móvel possui capacidade para atender quatro pessoas simultaneamente. A coleta dura cerca de 15 minutos; é feita com material estéril e descartável, sem risco de contrair doença. Antes da coleta, o doador passa por avaliação clínica e entrevista de forma individual e sigilosa.
O diretor do fórum, juiz Osmar Gomes dos Santos, disse que a campanha integra o calendário de ações desenvolvidas pela diretoria do órgão ao longo do ano, a exemplo das campanhas periódicas de vacinação, palestras sobre medidas voltadas para a saúde do público interno e outras atividades. Em 2015 estão sendo realizadas também diversas atividades de integração, valorização do público interno e humanização do ambiente de trabalho.
Incentivo à doação – o projeto “Doar é Amar”,desenvolvido pela Divisão Psicossocial do Tribunal de Justiça em articulação com a Diretoria do Fórum de São Luís, por meio da Divisão Médica e Odontológica, visa estimular a doação de sangue pelos magistrados e servidores do Poder Judiciário, contribuindo para a manutenção de estoque de sangue no Hemocentro do Maranhão. Atende também aos magistrados, servidores e seus dependentes, quando houver necessidade de transfusão de sangue. Todo o trabalho é realizar em parceria com o Hemomar.
Por que doar – o ato é voluntário e salva vidas. É um gesto de solidariedade e cidadania. A doação é segura e quem doa uma vez não é obrigado a fazê-lo sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem sangue regularmente.
Em cada doação são realizados exames que incluem pesquisa para Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, Sífilis e HTLV I/II. Havendo qualquer alteração nos resultados, o doador será convocado para confirmação de exames. O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Condições básicas para doar sangue:
-Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
-Estar bem de saúde;
-Ter entre 16 e 69 anos de idade. Adolescentes só doam mediante consentimento formal do responsável legal;
-Pesar acima de 50 Kg;
-Não estar em jejum;
-Dormir bem nas últimas 24 horas;
-Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;
-Não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias