SEGURANÇA

Bombeiros reforçam segurança nas praias de São Luís

Início da temporada junina e aproximação do período de férias faz com que movimento nas praias de São Luís aumente. Com isso, o Corpo de Bombeiros reforçou o patrulhamento e orientações aos banhistas

Foto: Honório Moreira.


Honório Moreira

Nas praias, estão sendo intensificados os patrulhamentos em toda orla

Com o início da temporada junina em São Luís e aproximação das férias, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) reforçou as ações de monitoramento da segurança na região metropolitana de São Luís. As atividades concentram-se nos locais de realização de eventos, como arraiais e também na orla marítima. Participam equipes de todos os batalhões de bombeiros da Grande São Luís. Nas praias, estão sendo intensificados os patrulhamentos em toda orla, com o objetivo de alertar os banhistas para os altos índices de afogamentos e a prevenção de acidentes neste período.
O sargento do Batalhão de Bombeiro Marítimo (BBMAR), Django Braga, informou que a operação acontece anualmente, quando são colocadas placas nos locais onde há mais incidentes e os banhistas são orientados pelos bombeiros para os riscos de afogamentos. “Como neste período aumenta o número de pessoas frequentando as praias, consequentemente aumenta o risco de afogamentos e a atenção deve ser redobrada. Por isso a necessidade de um trabalho preventivo e intensivo na orla”, explicou.
O sargento disse ainda que sempre há bombeiros nos postos para atender qualquer tipo de eventualidade, contudo neste período o efetivo aumenta para atender a demanda, pois além dos maranhenses, muitos turistas visitam a orla. A quantidade de postos móveis aumenta devido ao acréscimo no movimento de pessoas que circulam pela orla marítima, principalmente as praias da Litorânea, onde está localizada a sede do BBMAR e o posto nas prais de São Marcos, Olho D’água e São José de Ribamar.
Para um reforço na parte preventiva, folders informativos estão sendo entregues aos banhistas, com orientações como, não se afastar dos filhos, em caso de ingerir bebida alcóolica, não tomar banho, ficar atentos aos locais onde estão às placas, entre outros.
As equipes percorrem toda a área onde está instalado o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR), na Avenida Litorânea, o 1º e 2º BBMs, situados no Parque Bom Menino e na Cohab, respectivamente, além de São José de Ribamar, passando pelas praias de Panaquatira e Araçagy.
O patrulhamento está sendo realizado com quadriciclos e motos aquáticas nas praias de São Marcos, Calhau, Caolho e Litorânea, de segunda a domingo das 8h ás 18h. As guarnições prestam orientações aos banhistas, sobretudo aos pais, com os cuidados ao entrar na água, observar a maré e a atenção redobrada com crianças e aos locais apropriados para banho. Em casos de afogamento, Django Braga orienta os banhistas a procurar sempre o posto de guarda-vidas mais próximo ou acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
O banhista, José Lopes falou que fica mais tranquilo ao ver os guardas vidas na praia, sejam na areia ou fazendo o patrulhamento, afinal é um meio de prevenir os incidentes no mar. “Saber que eles estão fazendo o patrulhamento, nos deixa mais tranquilos para aproveitar mais a praia. Eles estão aqui para ajudar a prevenir os incidentes que podem ocorrer, principalmente na hora do banho”, comenta.
Movimentação na praia
Na manhã de ontem, as praias estavam lotadas. Famílias e amigos aproveitaram o dia ensolarado para curtir o domingo. A professora, Fernanda Pedroza estava com a irmã, o filho e o primo, e mesmo não sendo frequentadora assídua da orla marítima, resolveu fazer um programa diferente em família. “Na verdade nem costumo frequentar a praia aos domingos, justamente pelo grande movimento que têm, mas hoje resolvi mudar um pouco e estou gostando muito”, disse.
Além das reuniões familiares, o domingo na praia também foi oportuno para aquela partida de futebol entre amigos e depois tomar uma cerveja. O programa, que já é tradicional na orla marítima, fez com que o movimento nos bares também aumentasse. “A expectativa é que o movimento aumente a partir do dia 15, pois com a chegada das férias e do São João muitos turistas e também os maranhenses costumam frequentar mais as praias”, falou a proprietária de um bar.
Quem também aproveitou para faturar com a grande movimentação nas praias, foram os ambulantes. Raimundo Nonato, vendedor de água de coco, disse que as vendas já aumentaram, se for comparado com o fim de semana passado. “Espero que aumente mais, que venham mais pessoas e que esquente mais, assim vendo tudo logo e vou embora, curtir um pouco a família também”, disse sorrindo.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias