INSPENÇÃO

Aged realiza fiscalização em vaquejada no Parque Centauro, em São José de Ribamar

O evento aconteceu de 28 a 31 de maio e contou com a participação de cerca de 1,5 mil animais, juntamente com seus vaqueiros, vindos de vários locais de todo o país

Aged

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), por intermédio de sua equipe de fiscalização da unidade regional de São Luís, realizou a fiscalização da vaquejada de São Luís, no Parque Centauro, em São José de Ribamar, edição de 2015.

O evento aconteceu de 28 a 31 de maio e contou com a participação de cerca de 1,5 mil animais entre bois e cavalos, juntamente com seus vaqueiros, vindos de vários locais de todo o país.
A vaquejada foi totalmente fiscalizada pela Aged, na entrada e na saída de animais, realizando um controle sanitário rigoroso, exigindo os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo e atestado negativo contra a Influenza Equina dos cavalos participantes, conforme determina a legislação vigente no estado.
Aged

“A Aged, também, fiscalizou a entrada de bovinos, exigindo destes a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a comprovação da vacinação contra a febre aftosa, cumprindo assim, a sua função de evitar doenças de notificação obrigatória das espécies dos animais participantes (bovinos e equinos), com a exigência da documentação sanitária dos animais”, explicou a chefe da Unidade Veterinária Local (UVL), de São José de Ribamar, Cledilene Nogueira de Alencar.

O proprietário do Parque Centauro, Ronan Lima Ferreira, destacou o trabalho realizado pela Aged. “A Agência de Defesa Agropecuária é um dos órgãos mais competentes e necessários para um evento como este, pois com a fiscalização, diminuímos os riscos do investimento que foi feito e assegura a segurança sanitária dos animais e a tranquilidade dos proprietários. Quanto mais fiscalização, melhor”, afirmou o proprietário.
Por conta deste evento , a Aged realizou, também, uma blitz, no posto da Polícia Rodoviária Federal de São Francisco (Itapecuru) e em Pedrinhas.
A Aged, por meio de suas unidades regionais, tem intensificado as ações de vigilância em aglomerações do tipo vaquejada em toda o estado. Essas ações visam o aumento no número de exames de anemia e mormo para identificação e eliminação de equinos positivos.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267, informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias