ARAÇAGI E MEIO

Veículos voltam a circular nas praias do Araçagi e do Meio

Os acessos de veículos às praias do Araçagi e Meio foram liberados e de acordo com a Prefeitura de São José de Ribamar o fluxo é controlado

Foto: Gilson Teixeira /OIMP/D.A Press.


 Gilson Teixeira /OIMP/D.A Press

Reportagem de O Imparcial identificou vários veículos rodando e estacionados na praia do Araçagi

Veículos voltaram a circular na Praia do Araçagi, em São José de Ribamar. É comum ver no local carros passando e banhistas – inclusive crianças – circulando no mesmo espaço. Risco de acidentes, caso não haja atenção por parte de condutores e de frequentadores da orla marítima. O trânsito no local voltou a ser permitido por não haver outro acesso à praia, justificou a assessoria de comunicação de São José de Ribamar. Da mesma forma, a circulação de carros é permitida também como acesso à Praia do Meio. A assessoria diz ainda que o fluxo de veículos na orla é controlado. Para prevenir e evitar acidentes, semanalmente a Prefeitura realiza monitoramento, reforçado aos fins de semana, quando o fluxo de pessoas é maior. São duas equipes de fiscalização rodando a praia e uma viatura circulando regularmente. Todo o trabalho tem apoio da Polícia Militar. Há ainda sinalização específica sobre o tráfego na área. Entre as orientações, não descer após barracas na faixa de areia, circular em mão única, não estacionar perto da maré e não circular onde houver grande concentração de banhistas.

A reportagem de O Imparcial esteve no local e registrou vários veículos rodando e também estacionados, enquanto condutores curtiam um momento de lazer. Apesar do cenário, não há registros de acidentes este ano e é realizado um trabalho de fiscalização preventiva no local, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura. Um projeto de urbanização da praia, estruturado desde 2012, foi alvo de reunião entre a Prefeitura e a atual gestão do Governo do Estado e, segundo a assessoria do município, pode ser executado ainda este ano. Com a urbanização, o tráfego de veículos será deslocado e não mais realizado pela faixa de areia. Isso porque o projeto prevê a abertura de vias de acesso à praia. Serão retiradas 40 construções localizadas na faixa de areia das áreas de dunas, restinga e mangue da praia – áreas de preservação ambiental. A reorganização do espaço foi bem recebida por barraqueiros, que esperam ocupar um espaço regular e com melhores estruturas para o trabalho. Os barraqueiros, que antes eram contrários ao realocamento, mudaram de ideia por entender a necessidade do projeto, o retorno turístico para o setor e a estrutura que será construída para acomodá-los, segundo enumerou a assessoria.
“Já esperamos muito tempo por esta melhoria e queremos que sejam reorganizadas as barracas, conforme nos foi prometido pela Prefeitura”, disse a proprietária de bar, Adriana Amorim, 35 anos. Para ela a media vem somar tanto aos donos de barraca, quanto para quem frequenta. Ela ressalta ainda que o estabelecimento emprega várias pessoas e garante o sustento da própria família. Outro dono de bar diz ter feito vários investimentos na barraca que ocupa, mas vê pontos positivos na urbanização. “Vai proteger mais o meio ambiente e se tiver uma boa estrutura como dizem, vai ser bom para todo mundo”, ressalta Jorge Alves, 47 anos.
Urbanização
O projeto de urbanização da Praia do Araçagi prevê a criação de um polo turístico com a duplicação da Avenida Atlântica, na orla marítima, em um trecho de 1,6 quilômetros. A via terá quatro faixas, sendo duas em cada um dos sentidos. Contempla ainda a retirada dos bares da faixa de areia e construção de novos estabelecimentos padronizados tipo quiosques de alvenaria e com banheiro – a exemplo dos instalados na Avenida Litorânea – porém, um pouco menores, mas com estrutura compatível à atividade da categoria, garante a Prefeitura. Estes ficarão próximos à via duplicada e sinalizada. Para evitar a circulação sobre a vegetação e dunas, que são áreas de preservação, será construída passarela de madeira ligando os bares à faixa de areia.
Consta ainda no projeto, quadra poliesportiva, área de estacionamento; canteiro central; moderno sistema de iluminação pública; calçadão; ciclovia; banheiros públicos; praça de esportes; rampas ligando a área urbanizada a faixa de praia; e estações de tratamento de esgoto doméstico. A Prefeitura aguarda a definição do Governo do Estado quanto à proposta de parceria para tirar a obra do papel. Em reunião com o governador Flávio Dino, o projeto foi apresentado e houve sinalização positiva de parceria, de acordo com informações da assessoria do município. Ainda segundo a assessoria, o município não possui condições financeiras de executar os serviços, dado o alto montante. A reportagem procurou o Governo do Estado para saber posicionamento sobre o projeto, mas não foi encaminhada resposta até fechamento da edição.
Veículos atolados
Susto para banhistas, em janeiro de 2013, quando foram surpreendidos pela maré cheia de 6.3 metros de altura na praia do Araçagi. Mais 100 carros ficaram submersos e pelo menos 15, incluindo uma carreta, boiando ao serem levados pelo mar. A Praia do Meio também foi atingida pelo fenômeno. Marés desta força ocorrem três vezes no ano e para o final deste mês está prevista maré de 6.9 metros de altura. Segundo a assessoria da Prefeitura, os proprietários são informados dos horários das marés e possuem as tabelas de variações do ano inteiro. Quando se aproximam os horários das cheias, os estabelecimentos devem ser fechados e os banhistas são avisados com antecedência. O incidente reforçou medida do Ministério Público Federal (MPF) pela retirada de bares e a proibição de circular veículos na faixa de areia das praias, que chegou a ser suspensa no Araçagi, mas retornou posteriormente.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias