ÚLTIMO DIA

Termina hoje o prazo para vacinação contra gripe

Mais da metade da população esperada ainda não compareceu aos postos. Somente 45,5% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi alcançada

Vacinação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensificou as ações de mobilização da população para vacinar contra a gripe. A campanha encerra hoje, 22, com 86.896 pessoas vacinadas na cidade, valor que corresponde a 45,5% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a capital maranhense.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que a Semus integrou os agentes do Programa Saúde da Família na mobilização do público-alvo. “Por determinação do prefeito Edivaldo, nós ampliamos o trabalho de divulgação da campanha, reforçando a importância da vacinação. Pedimos às pessoas que procurem qualquer uma das 66 unidades de saúde do Município para tomar a vacina, que é um meio muito eficaz de proteger contra a gripe”, destacou a secretária.
Entre as pessoas vacinadas estão idosos (39.753); crianças (27.608); trabalhadores da saúde (12.821); gestantes (5.795) e puérperas (919). Além da imunização nas unidades, a Semus está fazendo a vacinação domiciliar, destinada aos idosos que, por limitações físicas, não possam se deslocar até os postos.
Na campanha de imunização contra a gripe de 2014, a capital maranhense conseguiu atingir a meta estabelecida pelo governo federal, que era de proteger 80% do público-alvo. Dados do Programa Nacional de Imunização demonstraram que, na capital maranhense, 158.069 pessoas receberam, em 2014, as doses da vacina.
A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é o sintoma mais importante da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias