DISCUSSÃO

Simpósio sobre Políticas de Saúde é realizado em Imperatriz

Representando os prefeitos do Sul do Maranhão, prefeito Sebastião Madeira classificou como fundamental as discussões

simpósio

O Governo do Maranhão, através da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz realizou nesta sexta-feira (29), o I Simpósio sobre as Redes de Atenção e Mortalidade Materna, Infantil e Fetal da Região Tocantina, evento voltado para trabalhadores da saúde. Com a finalidade de discutir as temáticas relacionadas aos índices de mortalidade no estado, o evento contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco.

Abordando o tema “Políticas de Saúde no Estado do Maranhão e proposta para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil”, o secretário Marcos Pacheco falou sobre o compromisso do governo Flávio Dino em oferecer uma saúde de qualidade e de forma igualitária a todos os usuários da saúde pública.

“Nós estamos aqui hoje não na condição de médico, mas de secretário de Saúde do Estado do Maranhão, com uma única finalidade, mostrar a vocês essa nova forma de gestão, que é a de fortalecimento da atenção básica na saúde, para com isso reduzirmos o índice de mortalidade materna e infantil, que no Maranhão ainda é alarmante”, afirmou o secretário.

Em sua palestra, Marcos Pacheco detalhou as estratégias colocadas em prática pelo governador Flávio Dino para oferecer uma saúde de qualidade, e de forma equânime, a todos os usuários da saúde pública. “A finalidade é mostrar a vocês essa nova forma gestão, que é a de fortalecimento da atenção básica na saúde. Só assim, podemos reduzir o índice de mortalidade materna e infantil, que no Maranhão, ainda é alarmante”, afirmou.

Marcos Pacheco disse que a tarefa de garantir qualidade nos serviços públicos de saúde é todos: do governo estadual, prefeituras, gestores e trabalhadores da saúde. “Não existem fórmulas mirabolantes; o governador Flávio Dino está desenvolvendo, em conjunto com a sociedade, ações de combate à mortalidade infantil, de maneira simples, apresentando as condições atuais e trabalhando para a resolução dos problemas. Essa é uma responsabilidade compartilhada e vamos cobrar resultados”, disse.

Representando os prefeitos do Sul do Maranhão, prefeito Sebastião Madeira classificou como fundamental as discussões na área de saúde e parabenizou o governador Flávio Dino, por meio do secretário Marcos Pacheco e da nova gestora regional de Saúde, Iracilda Viana, pela realização do simpósio. “Este evento demonstra a preocupação da atual gestão do Estado em melhorar as condições dos serviços direcionados ao combate à mortalidade materna infantil”.

Além do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, e do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o evento contou com a participação de outros prefeitos e demais representantes da região, como de São João do Paraíso, Bom Jesus das Selvas, Amarante, João Lisboa, Porto Franco, Lajeado Novo, Buritirana, Estreito, Balsas e Campestre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias