PARQUE DO BOM MENINO

Semana do Meio Ambiente contará com programação especial

O evento começa segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira .

A Prefeitura de São Luís inicia nesta segunda-feira (1º) programação especial da Semana do Meio Ambiente. O evento, que conta a participação de diversas secretarias municipais e de parceiros, vai oferecer uma vasta programação, que será desenvolvida no Parque do Bom Menino e no Parque do Rio das Bicas. O evento segue até a próxima sexta-feira (5).
De acordo com a primeira-dama do Município, Camila Braga, o objetivo da Semana é chamar a atenção da população para a ação conjunta, que envolva tanto o poder público quanto a população com medidas simples, que ajudem no dia a dia a preservar o meio ambiente e equipamentos verdes existentes na cidade.
“É uma tarefa de todos nós cuidar dos nossos espaços, sobretudo preservando o meio em que vivemos. Durante toda a semana, serão realizadas ações de conscientização com palestras e rodas de conversa, demonstração de serviços sustentáveis, além de oficinas que deverão ensinar a população a reutilizar muitos materiais”, explicou.
A Semana do Meio Ambiente ocorrerá dentro do Parque do Bom Menino em grande estrutura montada especialmente para receber tanto os frequentadores do local quanto escolas da educação infantil, ensino fundamental e ainda alunos de escolas particulares.
Cerca de 600 estudantes da rede municipal de ensino participarão das atividades da semana. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou equipe técnica que realizará oficinas de reciclagem de materiais e apresentações culturais para as crianças. A programação contará ainda com a presença do Carro Biblioteca, que promoverá roda de leitura e contação de histórias.
O presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho, explica que, além de ações de plantio, limpeza e diagnóstico das árvores existentes no parque, também serão oferecidos serviços de orientação à população.
“A determinação do prefeito Edivaldo é que se faça um amplo diagnóstico do parque com plantio de 200 novas mudas. Será realizada visita guiada de grupos para que se conheça a realidade do parque e o que pode ser plantado, de acordo com cada realidade de solo, além de orientação nutricional e aulas de ginástica direcionada”, detalhou.
Integram as atividades da Semana do Meio Ambiente ainda aulas de ginástica, zumba, atividades recreativas para as crianças, exposições com material reaproveitáveis, palestras sobre o meio ambiente e sustentabilidade, oficinas de pintura, degustação de receitas com produtos reaproveitáveis, aferição de pressão e teste de glicemia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) apresentará informações sobre três setores: Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Educação Ambiental. Na ocasião, também serão oferecidas oficinas de reciclagem, com confecção de bolsas e carteiras, feitas a partir de tetrapak, e de chaveiros, utilizando garrafas pet.
A orientação dos participantes para a preservação do meio ambiente com encenação com fantoches será executada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, por meio da Defesa Civil Municipal. Um grupo de agentes mirins também participa da programação, com o propósito de repassar informações para outras crianças, a respeito dos desastres naturais que pode ocorrer em áreas de risco, como enchentes, enxurradas e desabamentos. O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) vai mostrar o trabalho que é realizado atualmente pelo grupo, como rondas que visam evitar desmatamentos e queimadas.
A Semana do Meio Ambiente acontece de segunda (1º) a quarta-feira (3) no Parque do Bom Menino e será encerrada na sexta-feira (5) com uma grande caminhada e limpeza simbólica do Parque do Rio das Bicas, a partir das 8h.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias