FEIRA LIVRE

‘Programa Feira Livre’ completa 27 anos com ações em diferentes bairros da capital

A programação começa nesta terça-feira, 26, durante a feira que estará instalada no bairro da Cohab e se estenderá até domingo, 31

Ação da Prefeitura em feiras livre

O Programa Feira Livre, criado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de diversificar os locais de compra e oferecer produtos hortifrutigranjeiros, cereais e peixe a preços mais competitivos, completa este mês 27 anos. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), com o apoio de sindicatos e associações que representam o setor, realiza ao longo desta semana uma série de ações voltadas para os feirantes, como forma de valorização da categoria.

A programação começa nesta terça-feira, 26, durante a feira que estará instalada no bairro da Cohab e se estenderá até domingo 31, com uma tarde festiva na sede do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam). A ação alcança cerca de 350 famílias que trabalham nas feiras livres.
A ação contempla oferta de serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, avaliação biométrica, e orientações sobre alimentação saudável e boas práticas de manipulação de alimentos. Também serão ofertados serviços de embelezamento.
“Estamos organizado um programação com todo o carinho para que os feirantes possam desfrutar de um momento de confraternização e diversão com os colegas de trabalho e familiares”, disse a coordenadora das Feiras Livres da Semapa, Jaqueline Buna.
A programação também inclui sorteio de cestas com produtos selecionados pelos feirantes aos frequentadores das feiras livres. A programação tem a parceria do Sindicato do Comercio Varejista de Pescado e Vendedores Ambulantes de São Luís, Associação dos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiro da Grande São Luís e Associação dos Feirantes e Ambulantes das Feiras Livres de São Luís.
No domingo, acontecerá o ponto alto em comemoração à data, na sede do Ipam a partir das 14h. No local, os feirantes, seus familiares e representantes de entidades ligadas ao setor, irão desfrutar de uma tarde de lazer com música, culto ecumênico, torneio de futebol e feijoada. Haverá também corte de bolo para comemorar o aniversário do projeto.
“Este é um momento em que nos encontramos fora do trabalho. Por isso acho a iniciativa muito boa, porque dá para o feirante a oportunidade de se reunir com os colegas em um momento de diversão”, disse o feirante José Lima, que trabalha da feira livre deste o início do projeto.
Sobre o programa
Ação da Prefeitura em feiras livre

Além de diversificar os locais de compra e oferecer produtos hortifrutigranjeiros, cereais e peixe a preços mais competitivos, o Programa Feira Livre foi criado com o objetivo de garantir postos de trabalho para os feirantes e facilitar o escoamento de parte da produção da agricultura familiar dos polos agrícolas assistidos e estimulados pelo Município. Durante o mês, são realizadas 36 feiras livres na capital em diferentes bairros como Praia Grande, Cohab, Renascença e na Guajajaras.

Reginaldo Fonseca Cantanhede, presidente da Associação dos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiros da Grande São Luís, destacou que o sindicato tem buscado melhorias que beneficiem tanto os feirantes como a população.
O motorista Celso Costa Ferreira disse que trabalha no Renascença e que – todo dia de feira – faz compra para levar para casa. “O melhor dessa feirinha é que aqui a gente encontra produto de boa qualidade, fresquinho”, destacou Celso.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias