SAÚDE

Prefeitura promove programação do dia de Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove a partir desta segunda-feira ,18, atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Durante a programação, serão realizadas ações específicas nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da capital maranhense.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destaca as mudanças na política pública de saúde mental que vem acontecendo em todo o país. “Esse tipo de assistência está sendo totalmente reformulado, desde a prática médica até a relação com o paciente, e todo o trabalho é feito para garantir o atendimento mais humanizado e promover a inclusão. Aqui em São Luís já adotamos essas práticas, e por recomendação do prefeito Edivaldo, houve uma ampliação nos serviços e na rede de atendimento às pessoas com transtornos mentais”, frisou a secretária.
A programação será iniciada com uma caminhada – cuja concentração ocorrerá a partir das 8h30, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite – que percorrerá as principais ruas do Centro, terminando na Praça João Lisboa. Na ocasião, serão distribuídos panfletos e feitos esclarecimentos à população sobre o assunto. O objetivo é sensibilizar para as novas condutas recomendadas no tratamento de pessoas portadoras de transtornos mentais, que preconizam a desospitalização em manicômios e a humanização da assistência a esse público.
Até a próxima quarta-feira (20), serão realizadas atividades de acolhimento nas unidades dos Caps que integram a rede municipal de saúde (Filipinho, Olho d´Água, Turu e Sacavém), envolvendo pacientes, familiares e profissionais de saúde.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias