ITAQUI-BACANGA

População celebra 25 anos de Romaria dos Trabalhadores

A Romaria dos Trabalhadores 2015 também abordou três bandeiras de lutas principais: corrupção, educação e meio ambiente e água

Foto: Honório Moreira/O Imparcial.


Honório Moreira/O Imparcial

Centenas de pessoas participaram do evento considerado tradicional

Centenas de pessoas participaram da tradicional Romaria dos Trabalhadores da Área Itaqui-Bacanga, na sexta-feira, 1°. Nem mesmo a chuva que caiu no começo da tarde, impediu que os participantes caminhassem com faixas, cartazes, cantos e palavras de ordem, celebrando os 25 anos da ação que ocorre todo dia 1º de maio, quando, no mundo todo, é comemorado o Dia do Trabalho. Além da celebração da marca de um quarto de século, a Romaria dos Trabalhadores 2015 também abordou três bandeiras de lutas principais: corrupção, educação e meio ambiente e água.

Promovida pelas igrejas católicas de São Daniel Comboni (Vila Embratel), Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda) e São José do Bonfim (Vila Nova), o evento, que reúne todos os anos centenas de pessoas da Área Itaqui-Bacanga e de outros bairros, tem como objetivos principais, de acordo com a organização, manter viva a tradição da caminhada a favor da vida dos trabalhadores e trabalhadoras, dos desempregados (as), dos marginalizados (as) e excluídos (as), reivindicando o direito à Vida, à Saúde, à Alimentação, à Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Transporte Público, Trabalho e Renda, Meio Ambiente saudável e Segurança.
De acordo com a coordenação da Romaria dos Trabalhadores 2015, ao completar 25 anos, a atividade reforça seu status de referencial na celebração do dia dos trabalhadores e na proposição de lutas e reivindicações de direitos, não apenas dos moradores da Área Itaqui Bacanga, mas de toda São Luís. Este ano, a romaria trouxe como tema “25 anos de luta a serviço da vida” e como lema “Em busca da fonte que nunca seca”.
“É um marco na história da Área-Itaqui Bacanga, e porque não dizer de São Luís. A Romaria é um instrumento de luta dos trabalhadores nesse dia tão é importante, que o 1º de maio, quando lembramos e celebramos a luta diária de todos e todas trabalhadores e trabalhadoras do mundo”, destaca Luís Augusto do Nascimento, um dos coordenadores da romaria.
Matéria completa na versão impressa de O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias