INVENTÁRIO

Patrimônio imobiliário do Estado está sendo analisado

Bacabal foi definida como área piloto para o trabalho, por possuir mais 10 municípios em sua circunscrição

Equipe da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) em levantamento do patrimônio imobiliário na regional de Bacabal.

Todo o patrimônio imobiliário estadual, esta sendo analisado com o objetivo de verificar a situação documental e física de prédios e terrenos, além de fazer a estimativa do valor patrimonial, avaliar e definir sua destinação. Na última semana, uma equipe formada pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), com o apoio de técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), iniciou o trabalho pela regional de Bacabal.

O levantamento prevê inventariar todo o patrimônio imobiliário do Estado, para ter um número preciso da sua quantidade, o estado de conservação de cada bem, a utilização, o valor, as necessidades e a localização física de cada um deles. De acordo com a secretária-adjunta de Gestão, Modernização e Patrimônio da Segep, Lílian Guimarães, a regional de Bacabal foi definida como área piloto para o trabalho, por apresentar o maior número de imóveis nos apontamentos prévios. A regional possui mais 10 municípios em sua circunscrição.
O levantamento possibilitará ao Estado um maior controle sobre o seu patrimônio imóvel, podendo resultar, até, em economias no gasto público. “Esta foi uma das dificuldades encontradas ao assumir a pasta, pois não existia um levantamento preciso de todo o patrimônio do Estado. Para ganharmos tempo, antes de fazermos o trabalho in loco, expedimos ofícios para o cartório do município, solicitando, previamente, o levantamento de documentação de todos os imóveis do Estado existentes na região”, disse Lílian.
O titular da Segep, Felipe Camarão, explica que, com a apuração imobiliária, a Segep poderá planejar melhor o funcionamento de órgãos do governo nos municípios maranhenses, promovendo mais comodidade para a população local e para os servidores, e, ainda, seguir em sua meta de descentralização dos serviços. “Esta é mais uma determinação do governador Flávio Dino. Desde o início da nossa gestão, fizemos visita nos municípios onde devem constar as 18 Unidades Regionais do Estado (URE), para avaliarmos se estavam em funcionamento, como estavam operando e quais as medidas a serem adotadas para fortalecermos o trabalho desenvolvido em cada uma delas”, ponderou.
“Tenho 37 anos como servidor público do Maranhão, e afirmo que o Estado nunca havia realizado um trabalho como este, indo em cada município fazer esta apuração”, destacou o supervisor João Rego, que há 32 anos atua no setor de Gestão e Patrimônio Imobiliário da Segep.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias