ENSINO

Governo vai construir unidade do Iema em Estreito

Para concluir oito dias de intensa agenda de trabalho na Região Sul do estado, o Governo do Maranhão recebeu, na tarde desta segunda-feira (18), a doação de um terreno para construção de unidade regional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema). Em ato simbólico na Câmara de Vereadores de Estreito, a prefeitura daquele […]

Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, durante o ato de doação do terreno para construção de unidade do Iema

Para concluir oito dias de intensa agenda de trabalho na Região Sul do estado, o Governo do Maranhão recebeu, na tarde desta segunda-feira (18), a doação de um terreno para construção de unidade regional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema). Em ato simbólico na Câmara de Vereadores de Estreito, a prefeitura daquele município doou terreno de 20.879 metros quadrados para a instalação da unidade do Iema que vai beneficiar parte da Região Tocantina.

São aproximadamente dois hectares de área onde o Governo do Maranhão construirá uma das 25 unidades do Iema que serão espalhadaspeloestado. Ao propor a criação do Instituto, a intenção do governadorFlávio Dino é implantar uma rede estadual de educação profissional etecnológica, no modelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
Ao receber e conhecer o terreno, o vice-governador Carlos Brandãocomemorou a parceria com a Prefeitura de Estreito. “É uma obra de R$ 10 milhões que será um marco na história da cidade de Estreito”, afirmou o vice-governador.
Também presente ao ato simbólico, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, explicou que o Iema de Estreito, assim como os demais, tem o objetivo mudar a realidade ao seu redor. “O município de Estreito cresce por conta de investimentos que chegaram à região, aqui já existe hidrelétrica e várias atividades empresariais, então o que estamos oferecendo é uma rede de educação profissional e tecnologia, para que o maranhense tenha oportunidade de se qualificar ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.
Bira do Pindaré destacou que a escolha dos cursos se dará após consulta pública e estudos técnicos para levantar as demandas locais e alinhar a oferta com as cadeias produtivas.
O prefeito de Estreito, Cicero Neco Moraes, também comemorou a parceria com o Governo do Maranhão. “Esta unidade do Iema é de grande importância não só para Estreito, mas para a toda a Região. Nossos jovens não partiram mais para Imperatriz ou Araguaína para conseguir estudar”, afirmou.
Depois de assinado o termo de compromisso entre a Prefeitura de Estreito e o Governo do Maranhão para a construção da unidade do Iema, a obra vai para a fase da licitação. A previsão inicial é que o centro de educação profissional comece a funcionar em 2017.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias