ECONOMIA

Governo discute conjuntura econômica do Maranhão com representantes da Agência Fitch Ratings

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), se reuniu com representantes da Agência Fitch Ratings, para discutir o posicionamento estratégico do Estado para o ano de 2015, gestão de precatórios, gestão financeira e a atual conjuntura econômica do Estado. A secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, […]

Secretária Cynthia Mota Lima presidiu a reunião com representantes da Agência Fitch Ratings

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), se reuniu com representantes da Agência Fitch Ratings, para discutir o posicionamento estratégico do Estado para o ano de 2015, gestão de precatórios, gestão financeira e a atual conjuntura econômica do Estado.

A secretária de Estado do Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima, fez a abertura dos trabalhos, e destacou o momento importante pelo qual passa o Estado atualmente. “O Maranhão está vivendo um novo momento, onde a equipe de Governo está sempre trabalhando para buscar benefícios e novos investimentos para o Estado, e hoje, estamos tendo a oportunidade de nos reunirmos com a equipe da Agência Fitch, e tenho certeza que teremos uma boa classificação quanto a divulgação da nota”, frisou. A data para emissão oficial da nota está prevista para o dia 4 de Junho.
O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, também fez uma apresentação sobre as macrotendências para a economia brasileira e o mercado de trabalho atual.
Investimentos no Maranhão, também, fizeram parte da pauta da reunião, que serviu para tirar dúvidas dos representantes da Agência, quanto aos aspectos fiscais do Maranhão e as perspectivas para 2015. Durante a reunião, o gestor da Unidade Executora de Programas (UEP), da Seplan, Fabrício de Paula, apresentou aos presentes, o programa de investimentos apoiado com recursos do BNDES.
O trabalho desenvolvido pela Agência consiste em prover opiniões de qualidade sobre créditos no Brasil para a comunidade de investidores, tanto brasileiros como internacionais. Depois de avaliar e produzir um relatório, a Agência emite uma nota de classificação para o Estado visitado.
De acordo com Paulo Fugulim, analista sênior da Agência Fitch, a reunião atendeu a expectativa, visto que houve transparência em todos os dados apresentados.
A reunião aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque e contou, ainda, com a presença do diretor sênior de finanças públicas da Fitch, Carlos Ramirez; do subsecretário da Seplan, André Maciel; do secretário adjunto da Seplan, Eduardo Beckman; do superintendente de assuntos fiscais da Seplan, Marcelo Duailibe; do subprocurador do Estado, Bruno Tomé Fonseca; além de representantes das Secretarias de Estado de Gestão e Previdência (Segep), de Fazenda (Sefaz) e do Porto do Itaqui.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias