DEFESA CIVIL

Equipamento irá ajudar na prevenção de desastres naturais em São Luis

O pluviômetro automático é um equipamento meteorológico usado para recolher e medir em milímetros a quantidade de chuva

O pluviômetro automático é um equipamento meteorológico usado para recolher e medir em milímetros a quantidade de chuva

Com o objetivo de melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais no sudoeste do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) instalaram dez pluviômetros automáticos em São Luís.

A instalação dos pluviômetros faz parte da política preventiva estabelecida pelo prefeito Edivaldo e foi viabilizada através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de São Luís e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. O pluviômetro automático é um equipamento meteorológico usado para recolher e medir em milímetros a quantidade de chuva.
“O aparelho tende a coletar os dados em tempo real. A partir de uma simples consulta ao site do Cemaden, conseguimos saber informações antecipadas de eventos que possam causar problemas na cidade, como por exemplo, estiagem, enxurradas, enchentes ou qualquer tipo de desastre natural e prevenir qualquer tipo de dano à população e perdas econômicas e sociais”, explicou Breno Galdino, coordenador geral da Defesa Civil Municipal e secretário da Semusc.
O pluviômetro automático é um equipamento meteorológico usado para recolher e medir em milímetros a quantidade de chuva

Além dos dez pluviômetros automáticos, São Luís já possui três aparelhos semiautomáticos que foram instalados na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, além de sete pluviômetros artesanais instalados em áreas de risco da cidade. A partir de agora, são ao todo 20 pluviômetros que monitoram a capital maranhense. Os aparelhos são ligados ao painel solar e vão transmitir as informações de forma automática. O Cemaden monitora atualmente 535 municípios em todo o país.

“Os pluviômetros automáticos serão mais uma ferramenta ao órgão e vão facilitar ainda mais o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal, principalmente na hora de alertar as famílias que moram em áreas de risco, tudo de forma mais ágil”, destacou Elitânia Barros, superintendente da Defesa Civil Municipal. Os dez pluviômetros foram instalados em áreas estratégicas que visam melhorar a previsão de desastres naturais, durante o período chuvoso e também de estiagem.
LOCAIS DOS NOVOS PLUVIÔMETROS
– Sede da Semusc
– Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)
– Comando Geral da Polícia Militar
– Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
– U.E.B. Roseno de Jesus
– Seminário Meio Norte
– Controle de Espaço Aéreo
– Unidade Regional da Eletrobrás Eletronorte BR- 135
– Unidade Regional da Eletrobrás Eletronorte Paço do Lumiar
– Unidade Regional da Eletrobrás Eletronorte Coheb Sacavém
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias