Até o dia 5 de junho deste ano, o Colegiado Especial Eleitoral definirá a data da reunião que irá escolher o próximo reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na última quarta-feira, 27, aconteceu a Consulta Prévia à Comunidade Universitária para escolha dos cargos de reitor e vice-reitor no quadriênio 2015-2019 da Universidade. Entre os quatro candidatos a reitor, em primeiro lugar ficou a professora Nair Portela, com 51,64% dos votos. Já entre os dois candidatos a vice-reitor, o professor Fernando Carvalho Silva ficou na frente com 57,21%.
A consulta prévia foi realizada das 8h às 21h30, e teve sua parcial divulgada às 2h40 de quinta-feira (28) e aconteceu em todos os centros (CCH, CCSo, CCET, CCBS, HUUFMA – Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, Ceb Velho, Colégio Universitário, Núcleo de Esportes, Odontologia, Farmácia, Faculdade Medicina – antigo Ila, onde votam os servidores do Cristo Rei, Saúde Pública e DAC, Paulo Freire – curso de Enfermagem, Ciências Biológicas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Campus, além dos Campus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo).
Segundo a Presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago, esta é apenas uma parcial. “Ainda faltam nove municípios onde funcionam os cursos do PROEB. Estamos aguardando as urnas chegarem para darmos continuidade a apuração”, explicou. Ainda de acordo com a Comissão, o resultado é informado para o reitor, e até o dia 5 o processo com todo o material da consulta será encaminhado ao presidente do conselho para que seja designada a data da reunião do Colegiado Especial Eleitoral, onde será elaborada lista tríplice para escolha do novo Reitor, que será encaminhada ao Ministro, com vistas aos procedimentos de nomeação e posse.
Foto: Honório Moreira.

Nair Portela: “É uma questão histórica o fato de eu ser a primeira mulher a assumir a instância máxima da Universidade”
Todo esse procedimento tem um prazo de 60 dias antes do término do mandato do atual reitor. Serão apresentados no Colegiado Eleitoral Especial os nomes dos candidatos mais votados e lá eles decidirão de que forma a lista tríplice vai ser composta, que pode ser com o nome dos candidatos escolhidos, assim como o nome de outros membros do conselho que não foram candidatos. Esta é uma deliberação a ser feita no conselho. O conselho é composto por todos os pró-reitores, chefes de departamento, coordenadores de curso e representantes das entidades de classe (Apruma, Sintema e DCE).
Nair Portela pode ser a primeira mulher a comandar reitoria
Com mais de 50% dos votos apurados, a candidata Nair Portela Silva Coutinho, venceu a consulta prévia para a reitoria da Universidade Federal do Maranhão, realizada na última quarta-feira. Nair será a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da Instituição. Já o candidato a vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, vence a consulta com 57,21% dos votos. Nair Portela classificou o momento de muita importância e aumento da sua esperança em nova vitória.
“Este momento é de grande satisfação por que a gente v o resultado de um trabalho coletivo onde cada qual colaborou com sua experiência seu empenho. Então não só conseguimos tudo aquilo que foi planejado com muito carinho, muito cuidado e muita competência. Para que a gente possa dar continuidade a um trabalho maravilhoso e que possamos atender a necessidade do nosso estado. É uma alegria muito grande. Tenho que somar um fato histórico que é o de eu ser a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora”, disse Nair.
Ela falou ainda sobre o fato de ser a primeira reitora na história da Universidade. “É uma questão histórica o fato de eu ser a primeira mulher a assumir a instância máxima da Universidade, justamente quando a Universidade fará, no próximo ano, 50 anos e eu serei, portanto, a primeira reitora da Universidade Federal do Maranhão. Muito me honra e eu fico muito comovida”, conclui.
VOTAÇÃO PARA CARGO DE REITOR
CANDIDATO TOTAL DE VOTOS PONDERADOS (%)
Nair Portela Silva Coutinho 51,64
Antonio Gonçalves Filho 33,61
Antonio José Silva Oliveira 9,31
Sofiane Ben El Hedi Labidi 3,54
CARGO DE VICE-REITOR
CANDIDATO TOTAL DE VOTOS PONDERADOS (%)
Fernando Carvalho Silva 57,21
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa 38,07