EDUCAÇÃO

Continuam abertas as inscrições para o Projovem Urbano

Para esta edição, já contabiliza mais de 70 inscritos. Quem passou pelo Projovem Urbano conta a experiência de voltar a sonhar com um futuro melhor

Continuam abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). Os interessados em participar devem se deslocar até um dos 22 locais de matrícula disponibilizados pela Prefeitura de São Luís para efetivar a inscrição. São oferecidas 2.100 vagas para jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas ainda não concluíram o Ensino Fundamental.
De iniciativa do governo federal, o Projovem Urbano é desenvolvido em parceria com estados e municípios. Na Prefeitura de São Luís, é executado por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para o titular da pasta, Geraldo Castro Sobrinho, o programa é a oportunidade de muitos jovens que tiveram seus estudos interrompidos por alguma razão voltarem a sonhar. “O Projovem alia o avanço na escolaridade com o aprendizado de uma profissão, de modo que contribui para reforçar a cidadania e abrir novas possibilidades de vida para esses jovens”, afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rosália Freire, localizada na área Itaqui-Bacanga, participou de todas as edições do programa já realizadas em São Luís. Para esta edição, já contabiliza mais de 70 inscritos. Quem passou pelo Projovem Urbano conta a experiência de voltar a sonhar com um futuro melhor. É o caso de Alzenira Coelho Saraiva, 28 anos, que concluiu sua formação no programa em 2013, já durante a atual gestão. “Parei de estudar quando engravidei e aí fui morar com o pai dos meus dois filhos. Eu não tinha mais vontade nenhuma de estudar até conhecer o Projovem. Havia desistido totalmente da escola”, relembra a jovem, que reside no bairro da Vila Embratel.
Foto: Divulgação.


 Divulgação

Alzenira Coelho Saraiva participou do Projovem Urbano em São Luís

Alzenira Saraiva conta que conheceu o Projovem Urbano por meio do carro de som que passou pelas ruas do bairro e, em seguida, por recomendação de uma amiga. Ela gostou tanto de voltar a estudar que, após concluir o Projovem Urbano, matriculou-se num supletivo para fazer o Ensino Médio. Agora, concluindo o 3º ano, ela já está com o pensamento na faculdade e pretende melhorar o seu futuro e o dos filhos. “Por meio do estudo a gente consegue crescer. Sei que se eu tivesse terminado os estudos antes, eu poderia estar hoje numa situação melhor. E meus filhos têm a mim como exemplo para estudar e nunca desistir. Se eu não terminasse, o que diria pra eles se também quisessem desistir?”, acrescenta Alzenira.
 
Na U.E.B. Rosália Freire, Alzenira também se qualificou no curso de iniciação profissional de Pequenos Reparos. A turma dela foi destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013. Como parte do trabalho de conclusão de curso, os estudantes do Projovem Urbano construíram uma maquete de geração de energia. Com cerca de dois metros quadrados, a maquete tinha prédios, casas, praças, ruas, postes, sistema de iluminação próprio e alarme. “Chamou muito a atenção, todo mundo queria parar para ver. A organização do evento reconheceu o nosso empenho e nos parabenizou”, contou Alzenira.
Inscrições
Para efetivar a matrícula no programa, o interessado deve comparecer a um dos locais de inscrição munido de original e cópia da carteira de identidade, do comprovante de residência, e do histórico escolar ou declaração escolar que informe o último ano cursado. Caso o jovem interessado não possua um dos dois últimos documentos, será aplicado um teste de proficiência no ato de inscrição.
Em 18 meses, o participante do programa tem a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e ainda receber curso de iniciação profissional com certificação, aulas de Informática e auxílio de R$ 100 por mês. Os cursos de iniciação profissional oferecidos são Construção e Reparos II, Serviços Pessoais e Telemática. No ato da inscrição, o aluno deve optar por um dos três cursos.
O curso de Construção e Reparos II qualifica o profissional para atuar como eletricista de instalações, trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, bem como instalador de sistemas de telecomunicações. Quem optar por Serviços Pessoais poderá atuar como depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure. E aqueles que escolherem o arco ocupacional Telemática receberão qualificação profissional para atuar como helpdesk e operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing.
As matrículas podem ser realizadas na sede da Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos da Semed (Centro) e ainda nas unidades de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína), Tancredo Neves (Cidade Operária), Cidade Olímpica (Cidade Olímpica), Alberto Pinheiro (Centro), Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco), Olinda Desterro (Vicente Fialho), Rubem Almeida (Coroadinho) e Newton Neves (Vila Palmeira).
Os interessados também podem se dirigir às Unidades de Educação Básica Ministro Mário Andreazza (Liberdade), Profª Rosália Freire (Vila Izabel), João de Souza Guimarães (Divinéia), Luzenir Mata Roma (Maracanã), Darcy Ribeiro (Sacavém), Carlos Madeira (Anjo da Guarda), Miguel Lins (Alemanha), Ribamar Bogéa (Cidade Olímpica), Rivanda Berenice Braga(Barreto), Rubem Teixeira Goulart (Cohab), Menino Jesus de Praga (Planalto Vinhais II), Gomes de Sousa (Vila Maranhão) e Galileu Clementino (Vila Vitória).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias