VEÍCULOS

Centenas de pessoas participam do 4° Leilão 2015 do Detran

Até o outubro estão previstos mais 12 leilões

Centenas de pessoas participam do 4° Leilão 2015 do Detran

O 4° leilão de veículos realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA), nesta sexta-feira, 22, na sede da Vip Leilões (Km 07 da BR-135), reuniu centenas de pessoas interessadas em adquirir um dos 156 lotes de veículos – carros, motos e sucatas – recolhidos no pátio do Departamento em São Luís e nas Ciretrans de Açailândia, Balsas, Codó, Bacabal, Santa Inês e Imperatriz. Centenas de pessoas de vários estados brasileiros puderam acompanhar o leilão pela internet.

De acordo com levantamento feito pelo órgão, mais de três mil veículos apreendidos pelo Departamento estavam em condições de ser leiloados, mas a baixa quantidade de leilões promovidos no passado gerou acúmulos, causando inúmeros transtornos para a instituição, principalmente para as 15 Ciretrans espalhadas pelo estado.
“Encontramos o Detran e as Ciretrans praticamente abandonados.Com a realização dos leilões, iremos em pouco tempo acabar com a superlotação nos pátios das Ciretrans e na sede do Departamento. Além disso, os leilões são vantajosos para quem compra. O preço de alguns automóveis chega a menos de 50% do valor do mercado”, explica o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes.
Os leilões de veículos são verdadeiras oportunidades para quem adquire um lote. Quem compra o lote arrematado não precisa arcar com os débitos anteriores do veículo, fica responsável apenas pelo custo de transferência da propriedade e pela taxa de licenciamento proporcional aos meses do ano corrente. O sinaleiro Rodrigo da Silva foi pela segunda vez ao leilão de veículos tentar comprar uma moto. Ele deu o lance e comprou por R$ 1.900 uma motocicleta que custa em média R$ 6 mil. “Hoje, eu realizei um sonho”, comemorou Rodrigo.
O mecânico Edson da Silva Nascimento, participa de leilões de veículos há pelo cinco anos. Ele disse que apesar da procura pelos veículos de leilões ter aumentado o valor dos lotes, ainda é um negócio vantajoso para quem trabalha com serviço de automóveis. “Pra gente que trabalha assim é lucro. Já arrematei mais de 100 lotes de veículos. Agora está melhor porque os leilões acontecem com maior frequência e a tendência é melhorar porque a fiscalização aumentou”, disse o mecânico.
O leilão é um processo seguro e para ser leiloado o veículo passa por várias fases, explica o leiloeiro público oficial do Estado, Vicente Paulo Albuquerque. Após o veículo ficar 90 dias no pátio, o proprietário é avisado por meio de notificações para buscar o veículo. Se não atender às notificações, é publicado o edital de leilão. “Nenhum automóvel ou sucata é vendido sem que todo o processo legal seja cumprido”, ressalta Vicente Albuquerque.
O quarto leilão realizado este ano pelo Detran/MA já se iguala a quantidade de leilões realizados em 2014. Nos três primeiros leilões realizados este ano, cerca de 1.000 veículos foram vendidos. O próximo leilão está marcado para o dia 12 de junho. Até o outubro estão previstos mais 12 leilões.
“Nos últimos anos conseguimos realizar alguns leilões, mas este ano a nova gestão do Detran/Ma se deparou com estoques absurdos nos pátios, devido a lentidão dos serviços do órgão e deu agilidade aos processos. Vamos bater um recorde esse ano”, prevê o leiloeiro Público oficial do Estado, Vicente Paulo Albuquerque.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias