VALORIZAÇÃO

Amarante do Maranhão recebe construção e reforma de escolas indígenas

Foi entregue uma nova escola indígena à comunidade da Aldeia Água Viva e a reforma da escola da Aldeia Riachinho

Governo constrói e reforma escolas indígenas em Amarante do Maranhão

Dando continuidade às ações de melhoria na infraestrutura das escolas indígenas em todo o estado, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou no sábado, 23, uma nova escola indígena à comunidade da Aldeia Água Viva e a reforma da escola da Aldeia Riachinho, ambas no município de Amarante do Maranhão, localizado na Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz.

Na aldeia Água Viva, o governo inaugurou a escola Crow.Cu, com duas salas de aula, secretaria e cozinha. Já à comunidade indígena de Riachinho, foi entregue a escola indígena El Pyr Creh Creht, totalmente reformada. O prédio possui quatro salas de aula, secretaria, sala de informática, biblioteca e cozinha.
Representando a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, o adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Wiliandickson Azevedo Garcia, destacou o compromisso do governo com o povo indígena. “Esta ação representa o compromisso do governador Flávio Dino em priorizar a educação indígena. Este governo não medirá esforços no sentido de atender com responsabilidade a demanda de um povo que historicamente foi esquecido. Mais que construir prédios, o compromisso desse governo é construir escolas de qualidade, escolas dignas que ofertem ensino de qualidade, prioritariamente aos estudantes, professores e todo o povo indígena”, ressaltou.
Além de servir como espaço de ensino e da aprendizagem da comunidade escolar indígena, o prédio também servirá para atender demandas sociais e culturais de diversas aldeias circunvizinhas da região.
Governo constrói e reforma escolas indígenas em Amarante do Maranhão

“Nossos indígenas ao longo de séculos tiveram sua história e sua identidade sufocados por uma cultura não indígena. Portanto, a inauguração das escolas indígenas no município de Amarante e demais municípios do Maranhão é de fato possibilitar às garantias à educação a toda a população maranhense. O indígena hoje tem a certeza de que existe uma política própria no estado para fortalecer sua identidade. O governador Flávio Dino e a secretária Áurea Prazeres demonstram, de forma clara, em suas tomadas de decisões que respeita o povo indígena e que valoriza sua diversidade”, enfatizou a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz, Rosyjane Paula.

A liderança indígena do povo Gavião, da Aldeia Riachinho, Joel Martins Gavião, elogiou o empenho do governo para entregar a obra de construção e reforma das escolas e a presença dos representantes do Estado na comunidade indígena. “Hoje é um dia importante para nós indígenas. Estamos satisfeitos, principalmente pela presença de representantes do governo em nossa comunidade. Estamos sendo valorizados, prestigiados, com a entrega dessas obras que tem como objetivo melhorar a educação indígena,” destacou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias