URBANIZAÇÃO

Ações de limpeza pública em São Luís são aprovadas pela população

Ao longo da semana, entrou em vigor o novo Plano de Ação para a Limpeza da cidade com serviços de capina e roçagem e remoção de entulhos

Limpeza Pública

A cidade de São Luís ganha um novo aspecto e cenário visual com a intensificação das ações de limpeza pública e de coleta de lixo e do incremento do quantitativo de agentes de limpeza que trabalham na capital maranhense. Ao longo dessa semana, quando entrou em vigor o novo Plano de Ação para a Limpeza da cidade, os serviços de capina e roçagem e remoção de entulhos atingiu aproximadamente 200 quilômetros de ruas e avenidas de São Luís.

“O trabalho das novas equipes na área da limpeza tem sido ininterrupto e ágil. A população já sente os reflexos positivos desse trabalho e nossa expectativa é que todos colaborem conosco nesta aliança entre poder público e sociedade civil para conservação da paisagem urbana”, disse o prefeito Edivaldo.
Limpeza Pública

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, enfatizou que todo esse trabalho só foi possível graças à visão do prefeito Edivaldo. “Implementamos 31 novas equipes, que formam um exército de 600 novos agentes de limpeza, reforçando o trabalho de capina, roçagem, raspagem e pintura de meios-fios, além de serviços de remoção manual e mecanizada de resíduos”, disse Antônio. O titular da Semosp contabilizou também o acréscimo de 40 novos equipamentos e máquinas, incluindo caçambas, caminhões e retroescavadeiras.

No Centro Histórico e proximidades, onde 70 agentes de limpeza pública intensificaram ações de capina, roçagem, raspagem e pintura de meios-fios, a população e turistas constataram e elogiaram o trabalho que vem sendo executado. “Quase todos os dias antes de ir para a minha casa, passo por aqui (Praia Grande) para conversar com as minhas amigas, tomo um suco ou uma cerveja. Isso aqui é um paraíso. Agora muito melhor com o serviço da limpeza”, relatou Maria da Conceição Silva, proprietária de um comércio na Rua Grande.
O turista do Piauí Isael Gomes da Silva Bezerra disse que São Luís, além de ter sobrados bonitos, tem uma magia muito grande que alivia a alma. “Aqui na Praia Grande, vejo o esforço da administração em mantê-la limpa”, elogiou. Somente a região do Centro Histórico recebeu um reforço de 50 novos varredores, sendo 20 no período diurno e 30 à noite, quando a demanda é maior.
O novo Plano de Ação de Limpeza Pública de São Luís já atingiu também importantes corredores de transporte e de fluxo de pessoas como as avenidas dos Holandeses, Guajajaras, Franceses, Carlos Cunha (Jaracaty), Jerônimo de Albuquerque (Elevado do Trabalhador) e Vitorino Freire. “A nossa cidade está ficando digna dos maranhenses”, constatou o taxista Moisés Carvalho ao percorrer a Holandeses. “Esse trabalho é muito importante. Precisamos atrair mais turistas. Isso vai ser bom para todo mundo”, completou.
Na Avenida Vitorino Freire, a moradora Ana Lúcia Bezerra disse acreditar que a cidade de São Luís vai realmente passar por uma transformação. “Aqui, várias melhorias já foram feitas. Com a limpeza permanente vai melhorar muito”. Essa primeira etapa do trabalho terá duração de 21 dias. As novas equipes de limpeza pública serão deslocadas para outras áreas onde a demanda da limpeza e coleta de lixo for maior até contempla toda a capital maranhense, o que deve ocorrer em três meses.
Estão sendo ainda ampliados os serviços de remoção manual e mecanizado de resíduos despejados de forma irregular em São Luís. De acordo com a necessidade de cada logradouro, a remoção é feita diáriamente, alternada, semanal ou quinzenal. Após serem limpas, essas áreas vão ser cercadas, arborizadas e terão afixadas placas com orientação ao cidadão para evitar e coibir a degradação.
A Prefeitura de São Luís vai também desencadear em caráter permanente e integrado políticas de educação ambiental direcionadas para a limpeza pública com foco no apoio e na efetiva colaboração da população como agente consciente para manter a cidade limpa, bem tratada e amada.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias